Paisagens do vinho e enoturismo: experiências de alto valor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.122049

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o caráter multidimensional da experiência em enoturismo e compará-lo com depoimentos de enoturistas sobre experiências memoráveis em paisagens do vinho. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de análise de conteúdo de depoimentos de 21 enoturistas que narraram uma experiência inesquecível de visita a uma vinícola. Os dados revelaram que, para um enoturista experiente, as dimensões do prazer e do saber coexistem. Os valores de uma experiência dita autêntica são marcados pela convivialidade com os atores da vitivinicultura; pela aquisição de novos conhecimentos interagindo com um enólogo; pela oportunidade de provar um vinho em processo de elaboração; e pelo prazer estético (visual e gustativo) emanado pelo vinho e seu entorno produtivo. Conclui-se ainda que a paisagem do vinho é portadora de sentimentos, capazes de impactar e emocionar o sujeito que as vivencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Valduga, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Turismo

Bacharelado em Turismo

Programa de Pós-Graduação em Turismo

Universidade Federal do Paraná

Wagner Otavio Gabardo, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Geografia (PPGGEO UFPR). Mestre em Turismo (PPGTUR UFPR). Especialista em Enologia e Viticultura pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Tecnólogo Sommelier pelo Centro Argentino de Vinos y Espirituosas (CAVE, Argentina), e Bacharel em Turismo pela UFPR. 

Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse, Universidade Anhembi Morumbi, Escola de Turismo e Hospitalidade

Graduada em Turismo pela UFPR, especialista em Planejamento e Organização do Turismo pela UFPR, Mestre em Sociologia e Doutora em História pela UFPR (2008)

Downloads

Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê: Geografia(s) e Turismo