PRESENÇAS DE MIGRANTES INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO E NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM FRONTEIRA

Autores

  • Marco Aurélio Machado Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renata Papa Almeida Secretaria Municipal de Assistência Social de Corumbá, MS
  • Mabel Sahib Aguilar Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, MS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.100086

Palavras-chave:

Fronteira, Migrações Internacionais, Educação, Assistência Social, Política.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a presença de migrantes internacionais na rede municipal de educação e assistência social em Corumbá, MS, Brasil. Nossos estudos foram balizados por conceitos de fronteira que dessem conta de entender como as esferas administrativas em questão têm que lidar com esse público e suas especificidades. Para tanto, as etapas metodológicas adotadas foram: ampla revisão bibliográfica, coleta e sistematização de dados nos órgãos investigados e realização de abordagens junto aos seus funcionários. Os resultados foram: demonstração de variadas nacionalidades e conflitos de opiniões a respeito da presença desses grupos sociais.

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Publicado

04-05-2020

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. M.; ALMEIDA, R. P.; AGUILAR, M. S. PRESENÇAS DE MIGRANTES INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO E NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM FRONTEIRA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 61–74, 2020. DOI: 10.22456/1982-0003.100086. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/100086. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços