Encontrando imagens na e da rua da praia: relato de uma etnografia de rua

Authors

  • Cornelia Eckert BIEV/PPGAS/UFRGS
  • Ana Luiza Carvalho da Rocha BIEV/PPGAS/UFRGS
  • Patrícia Rodolpho BIEV/PPGAS/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9395

Abstract

Habitar uma cidade pode nos fazer acreditar que sabemos tudo sobre ela. Concretamente, vivenciamos o presente, com suas belezas, seus transtornos e as oportunidades que os lugares nos dão. O futuro é algo pelo qual uma cidade pode ser trabalhada: concepções de melhoria pelas quais se constroem e se destroem estruturas estéticas expressivos de cada época – edificações, ruas, avenidas, viadutos e túneis. Situação que, ao menos com relação às grandes metrópoles brasileiras, tende a ampliar-se e reestruturar-se.

 

Estes espaços são depositórios de uma memória da cidade. Uma memória que abarca um tempo muito maior que a existência pessoal porque conhece, por alguma perspectiva, a história dos lugares.

 

Esse conhecimento sobre lugares, mais distantes no tempo que a nossa própria memória, forma-se a partir das informações que recebemos em nossas vivências cotidianas como, por exemplo, os relatos daqueles que nos são próximos – parentes, vizinhos, conhecidos - e que nos situam nas suas trajetórias, nos contando “como eram as coisas no seu tempo”.

 

Outras circunstâncias em que aprendemos sobre as cidades são, por exemplo, a escola, com sua história informal, e os veículos de comunicação de massa – rádio, jornais, revistas, TV, que nos colocam a par dos acontecimentos cotidianos que se referem a cidade. Um outro aspecto que vincula o indivíduo à sua cidade são as suas próprias trajetórias particulares, com suas peculiaridades  –  oportunidades  de  vida,  projetos  individuais,  desejos,  gostos,  valores  e  a capacidade e interesse de cada um.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2003-06-30

How to Cite

ECKERT, C.; ROCHA, A. L. C. da; RODOLPHO, P. Encontrando imagens na e da rua da praia: relato de uma etnografia de rua. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 4, n. 7, 2003. DOI: 10.22456/1984-1191.9395. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9395. Acesso em: 10 may. 2025.