Encontrando imagens na e da rua da praia: relato de uma etnografia de rua
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.9395Abstract
Habitar uma cidade pode nos fazer acreditar que sabemos tudo sobre ela. Concretamente, vivenciamos o presente, com suas belezas, seus transtornos e as oportunidades que os lugares nos dão. O futuro é algo pelo qual uma cidade pode ser trabalhada: concepções de melhoria pelas quais se constroem e se destroem estruturas estéticas expressivos de cada época – edificações, ruas, avenidas, viadutos e túneis. Situação que, ao menos com relação às grandes metrópoles brasileiras, tende a ampliar-se e reestruturar-se.
Estes espaços são depositórios de uma memória da cidade. Uma memória que abarca um tempo muito maior que a existência pessoal porque conhece, por alguma perspectiva, a história dos lugares.
Esse conhecimento sobre lugares, mais distantes no tempo que a nossa própria memória, forma-se a partir das informações que recebemos em nossas vivências cotidianas como, por exemplo, os relatos daqueles que nos são próximos – parentes, vizinhos, conhecidos - e que nos situam nas suas trajetórias, nos contando “como eram as coisas no seu tempo”.
Outras circunstâncias em que aprendemos sobre as cidades são, por exemplo, a escola, com sua história informal, e os veículos de comunicação de massa – rádio, jornais, revistas, TV, que nos colocam a par dos acontecimentos cotidianos que se referem a cidade. Um outro aspecto que vincula o indivíduo à sua cidade são as suas próprias trajetórias particulares, com suas peculiaridades – oportunidades de vida, projetos individuais, desejos, gostos, valores e a capacidade e interesse de cada um.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.