"E a minha vida foi dentro do carro, taxiando". Trajetórias e ofício de "velhos" taxistas no mundo urbano de Belém (PA)

Autores

  • Pedro Paulo de Miranda Araújo Soares BIEV/PPGAS/UFRGS
  • Flávio Leonel Abreu da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9324

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no contexto urbano de Belém entre os anos de 2007-2008, que consistiu no acompanhamento do cotidiano – através da observação e convívio – e em uma a série de entrevistas junto a antigos taxistas ainda na ativa ou aposentados. Esses motoristas foram provocados pelos pesquisadores a refletir sobre o mundo urbano em que atuam como profissionais, cuja dinâmica de labuta consiste em um constante ir e vir marcado pelo deslocamento e deriva no espaço citadino durante décadas.

 

Tais senhores, através do exercício de rememoração – e a partir da elasticidade de sua memória – foram capazes de narrar algumas mudanças sofridas na paisagem belemense. Durante tais relatos, as modificações, os dilemas, as possibilidades e os limites do ofício de taxista vieram à tona como elementos indissociáveis do processo de expansão urbana e mudança no/do espaço, vivenciados pelos habitantes da cidade de Belém.

 

O olhar atento sobre as práticas relacionadas ao ofício de taxista na cidade de Belém ao longo do tempo é capaz de remontar a uma série de questões atuais relativas às transformações ocorridas na metrópole amazônica, ou ainda, indicam as modificações que tomaram assento no mundo urbano belemense desde o século passado. Portanto, tais processos transformativos remontam às formas de viver e praticar os diversos lugares que compõem as paisagens citadinas que sofreram alterações mediante os jogos complexos entre a desterritorialização e a reterritorialização2 vividos por seus habitantes. Partimos do pressuposto segundo o qual esses jogos podem ser evidenciados a partir da memória dos taxistas que atuam na capital paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

SOARES, P. P. de M. A.; ABREU DA, F. L. "E a minha vida foi dentro do carro, taxiando". Trajetórias e ofício de "velhos" taxistas no mundo urbano de Belém (PA). ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 9, n. 22, 2008. DOI: 10.22456/1984-1191.9324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9324. Acesso em: 1 maio. 2025.