Visões e abusões: Patrimônio cultural e questões étnica no Rio Grande do Norte

Autores

  • Julie A Cavignac Departamento de Antropologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9308

Resumo

Se o sertão do Rio Grande do Norte foi o cenário de uma importante resistência indígena da história colonial brasileira, encontramos, hoje raros grupos que se reivindicam como índios (Cascudo 1985; Lopes 1999; Puntoni 2002). Esse paradoxo é explicado, em parte, pela forma como foi escrita a historiografia local e pela ausência de estudos especializados na região. O mesmo acontece com os descendentes dos escravos trazidos da África desde o século XVII. Apesar da falta de uma síntese histórica geral e de dados empíricos completos, podemos pensar que as populações indígenas e afro-descendentes que povoaram a região foram bastante numerosas. O estudo dos grupos etnicamente diferenciados parece uma via fecunda a partir do momento em que, explicitando as mudanças ao longo do tempo, se recupera a versão da história contada pelos membros dos grupos e a análises de suas representações; registros narrativos de uma memória que foi preservada ao longo dos séculos de dominação. Assim, pensamos que é necessário reavaliar as perspectivas investigadas até então.

 

As pesquisas desenvolvidas por nós contemplam ao mesmo tempo o ‘patrimônio cultural’ – seja ele construído ou não - e a consciência étnica da população local ou, ao contrário a sua ausência. Para isso, é preciso antes abordar a representação das figuras esquecidas da história e da cultura do Rio Grande, pois os ‘índios’ e os ‘negros’ ocupam um lugar interessante nas representações do passado, no imaginário coletivo, sendo marginalizados do ponto de vista da sua atuação no espaço geográfico e social. Queremos avaliar a visão que estas comunidades têm de si enquanto grupo social, deixando um pouco de lado a questão da identidade étnica para nos dedicar ao estudo das representações simbólicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

CAVIGNAC, J. A. Visões e abusões: Patrimônio cultural e questões étnica no Rio Grande do Norte. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 9, n. 22, 2008. DOI: 10.22456/1984-1191.9308. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9308. Acesso em: 28 mar. 2024.