A representação imaginal, os dados sensíveis e os jogos da memória: os desafios da campo de uma etnografia sonora
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.9295Abstract
Este trabalho trata de resultados de pesquisa antropológica desenvolvida no interior do Banco de Imagens e Efeitos Visuais sobre as produções de coleções etnográficas sonoras como parte da pesquisa com memória coletiva, cotidiano, formas de sociabilidades e itinerários urbanos nas grandes metrópoles contemporâneas, em particular, na cidade de Porto Alegre.
Ao longo dos últimos 3 anos o grupo de pesquisa com etnografia sonora no interior do BIEV vem se dedicando ao estudo das sonoridades dos territórios urbanos, das intensidades das atmosferas sonoras que acompanham as comunicações verbais entre seus habitantes, das ambiências sonoras que configuram as formas de vida social cotidiana nas modernas sociedades complexas como parte da pesquisa em torno do estatuto da representação etnográfica para a produção do pensamento antropológico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.