'Deu pra ti anos 70' - rede social e movimento cultural em Porto Alegre sob uma perspectiva de memória e geração

Autores

  • Nicole Isabel dos Reis
  • Ana Luiza Carvalho da Rocha BIEV - PPGAS - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9265

Resumo

Esta pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do Projeto Integrado “Estudo Antropológico de Itinerários Urbanos, Formas de Sociabilidade e Memória Coletiva no Mundo Urbano Contemporâneo” (CNPq). Este projeto dirige o olhar para as múltiplas formas do viver urbano na cidade de Porto Alegre, etnografando a cidade através das vivências dos atores sociais estudados e através das províncias de significados com as quais estes permanentemente negociam seus papéis no cotidiano.

 

Levando-se em consideração quatro pontos de enfoque, escolhidos pela sua presença nas narrativas dos informantes (“Experiências e Espaços”, “Relações”, “Atitudes e Visão de Mundo”, e “Projetos”) e derivados da complexificação crescente do viver urbano, pretende-se, neste artigo, explorar as tramas formadas por estes aspectos conforme foram vivenciados por uma geração, através da aproximação progressiva com os vários planos que compõem a tessitura da vida social da Porto Alegre da ‘virada’ dos anos 80.

 

Experimentando esta maneira de interpretação, pretendo partir de um plano geral – o cenário político porto-alegrense e brasileiro da década de 70, para chegar um aspecto mais particular, relacionado às aspirações, visão de mundo e projetos de alguns atores sociais que vivenciaram a movimentação artístico-cultural da cidade de Porto Alegre nesta época. Para tanto, proponho trabalhar com as narrativas sobre a própria trajetória de cinco atores sociais presentes e atuantes neste cenário. A memória desta geração é a peça-chave destas narrativas, pois através dela se retoma experiências vividas e sentidas por estes atores a mais de duas décadas atrás.2 A própria rede social a qual pertenciam, da qual falarei em breve, não configura-se da mesma maneira nos dias de hoje, pois os compromissos posteriores da vida. Inicio, assim, esta monografia apresentando meu objeto de estudo, os atores sociais do “movimento” Deu Pra Ti Anos 70 de Porto Alegre, para em seguida cruzar os relatos de vida de alguns informantes que dele participaram com seus depoimentos e as interpretações propostas por estes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Isabel dos Reis

Downloads

Publicado

2007-12-03

Como Citar

REIS, N. I. dos; ROCHA, A. L. C. da. ’Deu pra ti anos 70’ - rede social e movimento cultural em Porto Alegre sob uma perspectiva de memória e geração. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 8, n. 18, 2007. DOI: 10.22456/1984-1191.9265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9265. Acesso em: 16 abr. 2024.