Imagem e memória: desvendado uma cidade a partir de seus fragmentos

Autores

  • Olavo Ramalho Marques BIEV - PPGAS - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9201

Resumo

Achylles Porto Alegre, antigo cronista que destinou grande parte de sua produção à descrição do cotidiano da cidade de Porto Alegre, nos revela, nesta única e direta frase, uma realidade que hoje consiste num aspecto central da vida na metrópole: a sua constante reconstrução e reconfiguração, tanto em relação à sua porção material quanto no que diz respeito aos significados a ela atrelados por aqueles que vivem a cidade, seus habitantes.

 

A matéria publicada na Revista do Globo, em 1967, mostra também que o segredo da eterna juventude das cidades é o progresso; e como se da o progresso da cidade senão a partir da reconstrução permanente do espaço urbano?

 

A sociedade ocidental contemporânea apresenta como uma de suas características essenciais a vida urbana, e ressaltamos em particular o enorme crescimento da população que habita os grandes centros; hoje em dia vivemos também um alargamento gigantesco na produção e no consumo, bem como uma explosão tecnológica nos meios de transporte e de comunicação. Hoje vivemos numa sociedade fragmentada, difusa e heterogênea quanto ao seu aspecto cultural, uma vez que no contexto urbano convive uma enorme pluralidade de tipos sociais, de padrões de comportamento e estilos de vida: as cidades, especialmente as metrópoles, são centros que congregam uma enorme diversidade cultural.

 

Somente estas características gerais - aqui traçadas no sentido de ressaltar algumas das transformações sociais que vivemos nos últimos tempos - agem de maneira determinante modificando significativamente as formas de organização social, cultural, espacial e estética das cidades. Agem, em suma, promovendo mudanças profundas na própria essência da cidade e da vida urbana, nas lógicas de percepção e ocupação do seu espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Ramalho Marques, BIEV - PPGAS - UFRGS

Downloads

Publicado

2005-04-01

Como Citar

MARQUES, O. R. Imagem e memória: desvendado uma cidade a partir de seus fragmentos. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 6, n. 12, 2005. DOI: 10.22456/1984-1191.9201. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9201. Acesso em: 3 out. 2023.