Tecnologias audiovisuais na construção de narrativas etnográficas, um percurso de investigação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.9196Resumo
Perscrutar os usos da imagem na produção dos saberes antropológicos encerra uma pergunta complexa para o próprio antropólogo: Qual o lugar que ocupa o “dinamismo prospectivo” da imaginação criadora no projeto de entendimento humano?
A Antropologia tem hesitado freqüentemente entre enfocar o sentido da imagem a partir de uma derivação lógica de representação do mundo social ou adotá-la como topos aberto à estética do imaginário na busca de realização da obra etnográfica. Retomando a
simbólica da imagem como reveladora de algo mais do que ela encerra como "coisa", este artigo ensaia investigar a força da imagem técnica na construção de narrativas visuais em Antropologia, em meio a outros suportes tecnológicos - a oralidade, a escrita, as redes eletrônicas.
Herdeira dos saberes científicos produzidos no berço de uma civilização iconoclasta, na qual o conhecimento da totalidade do objeto se desvinculou progressivamente da participação da totalidade do sujeito, a Antropologia tem se furtado a refletir sobre o problema epistemológico acerca do lugar que a imaginação criadora ocupa na construção de suas narrativas etnográficas. Da mesma forma, esta matriz disciplinar tem evitado o debate em torno da conjunção de juízos estéticos e reflexivos nas suas adoções metodológicas.
Este artigo é uma tentativa de abordar o tema da construção e análise da imagem técnica, tendo como ponto de reflexão a Antropologia do imaginário, dedicando especial atenção aos modos de composição empregados pela Antropologia visual para a realização de suas etnografias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.