Olhares sobre o viver, o envelhecer e o morrer de mulheres idosas na cidade de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.9182Resumo
Ao estudar as rep resentações sociais do envelhecimento e da morte, buscou-se num grupo de mulheres de camada média, residentes em Porto Alegre, um aspecto que oportunizasse para, através da diferença, se chegar à comparação, tal como a perspectiva de Thomas. Considerou-se o pertencimento religioso como p remissa p ara investigar sobre as divergências das visões de mundo de mulheres com mais de 60 anos que aceitaram compartilhar de nosso estudo etnográfico. Este critério tem por objetivo, apontar as diferenças de representação em torno de suas crenças e valores sobre os temas propostos, considerando suas trajetórias em campos religiosos diversos. Outros aspectos que dizem respeito às condições objetivas de vida das pessoas que pertencem às redes do grupo entrevistado, apresentam-se semelhantes e evidenciam que compartilhar o mesmo estilo de vida, vivenciado diferentemente em vista das visões de mundo. Estes aspectos lhes conferem a existência de conflitos e harmonias nas suas experiências ao longo da vida e revelam-se semelhantes. Privilegiou-se, portanto, o campo religioso, o conjunto de crenças e valores que orientam suas práticas, pautadas na maioria dos casos pela religiosidade.
Ter o mesmo perfil a partir do meio social foi um critério de pesquisa que estabeleceu código de valores semelhantes. Esses apontam p ara o conjunto de representações que as mulheres entrevistadas definem em mesmas características na hierarquia social, sobretudo p ela trajetória bem sucedida dos filhos e/ou filhas, correspondendo aos seus esforços de projeção de vida. Para a elaboração desse estudo foram selecionados cinco relatos orais de vida, privilegiando entrevistas biográficas aprofundadas, realizadas nas residências de cada informante. O universo de pesquisa foi buscado nos limites da cidade de Porto Alegre, junto a mulheres idosas entre 72 e 87 anos, pertencentes a uma mesma camada média, que compartilham aparentemente das mesmas condições sócio-econômicas e com um grau de instrução elevado. Essa situação foi percebida ao ouvi-las falarem sobre seus filhos, ressaltando os títulos avançados através dos cursos universitários que concluíram, entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.