Quem tem Medo de Itália Fausta? : Irreverência e Iconoclastia na cena teatral brasileira na década de 1980
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.90134Keywords:
Teatro brasileiro. Miguel Magno. Ricardo de Almeida. Quem tem medo de Itália Fausta?. Teatro Besteirol.Abstract
Este artigo estuda o espetáculo Quem Tem Medo de Itália Fausta?, de Miguel Magno e Ricardo de Almeida, escrito em 1979 e cuja encenação tornou-se histórica para o teatro brasileiro a partir da década de 1980. Diversos críticos saudaram a inventividade e a polêmica do espetáculo e, para alguns, ele foi considerado o precursor do Teatro Besteirol, movimento involuntário que surgiu no teatro brasileiro e que foi criador de diretrizes importantes para a cena teatral brasileira contemporânea.
Palavras-chave: Teatro brasileiro, Miguel Magno, Ricardo de Almeida, Quem tem medo de Itália Fausta?, Teatro Besteirol.
QUEM TEM MEDO DE ITÁLIA FAUSTA?:
Irreverence and controversial in the brazilian theatrical scene of the 80’s
Abstract: this article studies the spectacle Quem Tem Medo de Itália Fausta?, by Miguel Magno and Ricardo de Almeida, written in 1979 and whose staging became a historical point in the brazilian theater as from 80’s. Several critics recognize the inventiveness and the controversial of spectacle and, for some, the spectacle was considered the “Besteirol” theater’s precursors, unwitting movement that arises in the brazilian theater and which was author of relevants guidelines to the contemporaneous brazilian theatrical scene.
Keywords: brazilian theater, Miguel Magno, Ricardo de Almeida, Quem tem medo de Itália Fausta?, “Besteirol” theater.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.