Uma Poética do Exílio na Dramaturgia da Cena do Teatro Malayerba de Quito-Equador

Autores

  • Ana Lúcia Ferraz Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales, Equador

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.90089

Palavras-chave:

Antropologia do Teatro. Teatro de Grupo Latino-Americano. Democracia. Dramaturgia. Exílio.

Resumo

A concepção da produção coletiva no teatro, assim como a ideia de laboratório teatral animam os grupos que se constituem a partir da concepção de uma dramaturgia de ator; esses debates marcam o teatro contemporâneo, em particular o que se constituiu no fim do século XX na América Latina. Acompanho no presente artigo a obra recente do ator-dramaturgo argentino Arístides Vargas, a partir de uma análise dos casos de duas peças específicas: Nossa Senhora das Nuvens e A razão blindada. Diretor do grupo Malayerba, no Equador, o autor tem como tema a experiência do exílio. Composto por artistas que viveram esta experiência, sobretudo a partir das ditaduras na América do Sul, sua dramaturgia materializa as tendências mais contemporâneas do teatro mundial. Fazer uma análise de sua poética, a partir da observação de seus processos de criação, é o que viso aqui.

 

Palavras-Chave: Antropologia do Teatro. Teatro de Grupo Latino-Americano. Democracia. Dramaturgia. Exílio.

 

 

A Poetics of the Exile in the Dramaturgy of the Malayerba Theater Scene in Quito-Ecuador.

 

Abstract:

The conception of the collective production in the theater, as well as the idea of theatrical laboratory animate the groups that are constituted from the conception of an actor dramaturgy. These debates mark the contemporary theater, in particular what was constituted in the late twentieth century in Latin America. I follow in this article the recent work of Argentine actor-playwright Arístides Vargas, based on an analysis of the cases of two specific works: Our Lady of the Clouds and The Armored Reason. Director of the Malayerba group in Ecuador, the author's theme is the experience of exile. Composed of artists who have lived this experience, especially since the dictatorships in South America, his dramaturgy materializes the most contemporary tendencies of world theater. I intend here to make an analysis of his poetics, from the observation of the group creation process.

 

Keywords: Anthropology of Theater. Latin American Group Theater. Democracy. Dramaturgy. Exile.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

FERRAZ, A. L. Uma Poética do Exílio na Dramaturgia da Cena do Teatro Malayerba de Quito-Equador. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 48, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.90089. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/90089. Acesso em: 16 abr. 2024.