Pichação/Graffitti em Santa Maria: Sistemas Classificatórios, Transbordamentos Semânticos e Maneiras de Narrar a Cidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.89017Palavras-chave:
Pichação/graffiti. Sistemas classificatórios. Transbordamentos semânticos. Reciprocidade. Cidade.Resumo
Este artigo apresenta alguns itinerários de campo da pesquisa etnográfica que desenvolvi no mestrado, na qual busquei a compreensão de como se dá a construção da inteligibilidade dos acontecimentos acerca da pichação/graffiti em Santa Maria. Trato sobre a fase preliminar da observação participante, a partir de uma loja de street art, experiência que sublinha a importância dos laços de reciprocidade e a lógica dos sistemas classificatórios (as maneiras de colocar o mundo em estrutura, de ordenar intelectivamente o caos sensível) na pichação/graffiti. Dessa experiência indoor, desdobram-se outros cenários de interação com pichadores/grafiteiros, pelas ruas, dentre os quais destaco um domingo na zona norte. A partir do trabalho de campo e de uma leitura pós estruturalista do estrtuturalismo, percebe-se as inversões, as recombinações e os transbordamentos semânticos das categorias binárias (legal/ilegal, limpo/sujo, certo/errado, luz/sombra, belo/feio, visível/invisível...) do ato universal de classificar e, sobretudo, diferentes maneiras de construir os sentidos de viver e de narrar a cidade, a partir da pichação/graffiti.
Palavras-chave
Pichação/graffiti. Sistemas classificatórios. Transbordamentos semânticos. Reciprocidade. Cidade.
PICHAÇÃO/GRAFFITI IN SANTA MARIA:
CLASSIFYING SYSTEMS, SEMANTICAL OVERFLOWS AND WAYS TO NARRATE THE CITY.
Abstract
This article presents some itineraries of the ethnographic research that I developed in the master degree, in which I sought to understand the construction of the intelligibility of the events about the pichação/graffiti in Santa Maria. I write about the preliminary phase of participant observation, starting in a street art shop, an experience that underlines the importance of reciprocal ties and the logic of classificatory systems (the ways of putting the world in structure, of ordering the sensitive chaos intellectively) around the pichação/graffiti. From this indoor experience to other scenarios of interaction with pichadores/graffiti artists, through the streets, among which I highlight a Sunday in the north zone of the city. Since the fieldwork and a post-structuralist point of view about estrtuturalism, we can see inversions, recombinations and semantic overflows of binary categories (legal / illegal, clean / dirty, right / wrong, light / shadow, beautiful / ugly , visible / invisible ...) of the universal act of classifying and, above all, different ways of constructing the senses of living and narrating the city, around the pichação/graffiti.
Keywords
Pichação/graffiti. Classification systems. Semantic overflows. Reciprocity. City.
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