COLONIALISMO E IMAGEM: MEMÓRIA E(M) CONTESTAÇÃO NAS FOTOGRAFIAS DE RICARDO RANGEL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.85616Resumo
Resumo:
O artigo analisa o contexto e as condições de produção e atuação do fotógrafo moçambicano Ricardo Rangel (1924-2009). Para tanto, utilizam-se as reflexões de Achille Mbembe acerca da elaboração da memória dos colonialismos, bem como sua crítica às ideias de escravidão, relações coloniais e apartheid, articulados com as categorias de experiência e narração em Walter Benjamin e de memória política em João Paulo Borges Coelho. Com isso, pretende-se pensar as fotografias de Rangel como fragmentos do passado que, potencialmente, podem lançar luzes sobre o presente conflituoso de Moçambique. Afinal, quais os limites e as possibilidades da obra de Rangel na construção de uma memória outra de Moçambique e na transmissão de conhecimento sobre o colonialismo?
Palavras-Chave: Ricardo Rangel. Fotografia. Memória. Colonialismo. Moçambique.
COLONIALISM AND IMAGE: MEMORY AND CONTESTATION IN THE PHOTOGRAPHS OF RICARDO RANGEL
Abstract:
The paper analyses the context, the production condition and the performance of the Mozambican photographer Ricardo Rangel (1924-2009). By doing so, I mobilize the reflections of Achille Mbembe on mnemonic work of colonialism, as well as its reflection on slavery, colonial relations and apartheid, linked to the theorization on experience and narration developed by Walter Benjamin and on political memory by João Paulo Borges Coelho. With that, I would like to reflect the photographs of Ricardo Rangel as fragments of the past that potentially may shed some lights on the conflictive present in Mozambique. The question that guides the text is: what are the limits and possibilities of Rangel’s work, first in building another memory of Mozambique, and second, in transmitting social knowledge of the colonialism?
Keywords: Ricardo Rangel. Photography. Memory. Colonialism. Mozambique.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.