EXUMAÇÃO DA HISTÓRIA: A TRADIÇÃO ORAL EM PESQUISAS COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA QUILOMBOLA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.85250Abstract
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre tradição, transmissão e educação, a partir de duas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba sobre uma mesma comunidade quilombola do Vale do Ribeira (SP). A partir de uma reflexão fundamentada na história oral, buscamos compreender o projeto político-educacional e comunitário do Quilombo Ivaporunduva, tentando entender os mecanismos de inserção da educação escolarizada, levando em conta a preservação dos saberes existentes, oriundos de tradições seculares que identificam as pessoas com seu grupo social.
Palavras chave: Quilombo Ivaporunduva. Oralidade. Memória coletiva. Educação. Escola.
EXHUMATION OF HISTORY: THE ORAL TRADITION IN RESEARCHES WITH THE QUILOMBOLA EXPERIENCE NARRATIVES
Abstract
This article aims to present a reflection about tradition, transmission and education, from two research developed at Post- Graduate Program in Education of the Universidade Metodista de Piracicaba,about of quilombola community of Vale do Ribeira, SP. Starting from a reflection based on oral history, this article aims to understand the educational and communitarian political project of Quilombo Ivaporunduva. The challenge was attempt to understand the insertion mechanisms of school education along with this traditional community, considering tha preservation of existing knowledge, derived from secular traditions that identify people by their social group.
Keywords: Quilombo Ivaporunduva. Orality, Collective Memory, Education, School
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.