Jonathas de Andrade: Arte tecendo memórias na interface rural-urbano brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.74099Resumo
Interesses por pesquisa etnográfica sobre a paisagem motivam esse artigo. O qual criticamente dá aconhecer O Peixe, vídeo de Jonathas de Andrade fortemente inspirado no cotidiano de pescadores artesanais do nordeste brasileiro. O comentário sobre o loop que registra inusitado contato entre dois tipos de seres na foz do rio São Francisco é realizado a partir de impressões recolhidas na 32ª Bienal de São Paulo. O texto inclui ainda subsídios obtidos em entrevista, entre outros elementos que permitem informar as referências teóricas e motivações da trajetória artística do autor. A contribuição ao fim argumenta a favor da possibilidade de diálogo entre o conjunto dessa obra artística e iniciativas de pesquisa no campo das ciências sociais.
Palavras-chave: Cinema. Documentário. Humano. Animal. Paisagem.
Jonathas de Andrade: art weaving memories at the brazilian rural-urban interface.
Abstract
Interest into ethnographic landscape research motivate this article, which dispose critical appreciation about O Peixe (The Fish), Jonathas de Andrade’s video that is strongly inspired in the everyday life of artisanal fisherman of brazilian northeast region. Comments are made about loop that register unprecedented contact between two kinds of beings on the São Francisco river’s delta, from impressions that stem from exhibition on the 32ª Bienal de São Paulo. Text also includes information from an interview with the author, besides other elements that allow us to inform about theoretical references and motivations of his artistical trajectory. The contribution also finally argues towards dialogic possibility between the whole of this artistic authorial work and research initiatives of social sciences field.
Key words:Cinema. Documentary. Human. Animal. Landscape.
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