A universidade como área de influência, no olhar de um Guarani
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.72879Abstract
Neste texto falo da minha trajetória no curso de jornalismo, que estudei na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Faço um contexto do índio urbano na colonização e na educação escolar indígena. Mostro a universidade como nova área de influência indígena e o motivo da minha escolha do Jornalismo. Apresento dificuldades que tive na universidade e menciono alguns eventos que contribuíram para a minha evolução. Cito a minha participação na CUIA local e falo do respeito que há entre os anciãos e líderes da aldeia e eu. Comento a atuação dos agentes da FUNAI e discorro sobre a formação superior do índio no contexto do crescimento populacional das terras indígenas. Apresento por fim como é a convivência com a aldeia após minha formação.
Palavras-chave: Educação Indígena. Índios urbanos. Territorialidade.
NĨMBOEATYGWATSU OIKO PYAU TEKOA REMBE, GUARANI OETXA OKÕRĨ
Aywu mbarií
Koapy amboparama atxauka agwã anῖmbo’e ramõ jornalismo Universidade Estadual de Londrina (UEL) py. Txee amombe’u mara’ῖ nhande nhandéwa oikoa tekoa, awií colonização reko mbyté py, awií nῖmbo’e nhandéwa nῖmboeaty py. Atxaukama nῖmboeatygwatsu rowaire maraῖ nhandéwa oiko mbyté py. Txee amombe’u aiporawõ reko jornalismo aipotama. Atxaukama anῖmbo’e nῖmboeatygwatsu py, awií aywu mba’e porã txipytymõma. Amombe’u txee apytymõma Cuia local. Aywu respeito tudjákweri rewe, nhandéwa rowitxá rewe, awií txerewe. Aywu mbaéwa agentes FUNAI odjapóma, awií aywu nhande nîmbo’e nhimboeatygwatsú py, awií nhandéwakweri tekoa py. Amombe’u txee tekoá py koãy ma.
Aywú mbarií: Nῖmbo’é Nhandéwa. Nhandéwa tetã rupigwá. Tekowy.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.