Narrativas e fotografias:memórias do tempo vivido na ruína “Casa e Bazar Nazaré de Izidoro Cunha Júnior”, em Santana do Capim-PA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.58223Abstract
Este estudo pretende refletir acerca da memória dos moradores e vizinhos de uma ruína denominada Casa Bazar Nazaré de Izidoro Cunha Júnior na vila Santana do Capim, em Aurora do Pará. O trabalho foi desenvolvido com a proposta de realizar um diálogo entre a memória e a antropologia visual, utilizando a fotografia como recurso capaz de proporcionar narrativas que visibilizem o cuidado que os herdeiros do proprietário da ruína têm com os objetos que simbolizam o seu apogeu, quando esta era um estabelecimento comercial de grande influência econômica e social para a população ribeirinha no início da década de 60.
Palavras-chave: Antropologia visual. Fotografia. Memória. Narrativa. Ruína.
Narratives and photographs: memories of the time lived in ruin “house and bazaar Nazareth” of Izidoro Cunha Jr. in Santana do Capim/PA
Abstract
This work aims to reflect on the memories of residents and neighbors of a ruin called Nazaré de Izidoro Cunha Júnior Bazar`s House in the village called Santana do Capim located in Aurora do Pará, Para State. It was developed with the proposal to hold a dialogue between memory and visual anthropology, using photography as a resource capable of providing narratives, which the heirs of the owner of the ruin, help to understand how they care of those objects. These also symbolize the pinnacle of ruin, when this was a business of great economic and social influence over the local population at the beginning the 60.
Key words: Visual anthropology. Fotograph. Memory. Narratives. Ruin.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.