Interações fotoetnográficas: O “Eu” e o “outro” na Praça de Fátima - ITZ
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.58221Resumo
Partindo da problematização da relação etnógrafo- nativo e da perspectiva o presente artigo lança mão de elementos do viés interacionista Goffmaniano para interpretar situações imprevisíveis, de inserção em campo, problematizando aspectos relacionados às condições de produção da informação etnográfica e de pesquisa empírica. Mais que considerar o “eu” e o “outro” como polos antagônicos, demonstraremos que a etnografia das interações pode contribuir para o crescimento do debate de questões básicas de método, como afastamento das pré-noções e valorização e autonomia da pesquisa empírica.
Palavras- Chave: Fotoetnografia. Interacionismo. Condições de pesquisa.
Photoethnography interactions: the “self” and the “other” in Fátimas’s Square - ITZ
Abstract
Starting from the questioning of native ethnographer - relationship and perspective this article makes use of interactional bias elements Goffmanian to interpret unpredictable situations, integration in the field, discussing issues related to the production conditions of ethnographic information and empirical research. More to consider the "I" and the "other" as antagonistic poles, demonstrate that the ethnography of interactions can contribute to the growth of the main points of debate method, such as removal of preconceptions and recovery and autonomy of empirical research.
Key words: Photoethnography. Interactionism. Search conditions.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.