Etnografando a praça: os primeiros obstáculos de uma etnografia

Autores

  • Gabriela da Costa Araújo Universidade Federal do Pará
  • Antônio Mauricio Dias da Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.58219

Resumo

No presente trabalho discutiremos as motivações para a realização desta pesquisa, bem como as inquietações que sugiram com a inserção no campo. Após esta reflexão, analisamos o desenvolvimento da pesquisa em um contexto urbano, que se caracteriza como familiar, por conta de visitas feitas à praça antes do estabelecimento da pesquisa e do papel de pesquisadores. Ao longo do texto, apresentamos o objeto de estudo e as complexidades na construção do percurso metodológico a partir do ingresso investigativo no campo.

Palavras-Chave: Etnografia. Praça do Carmo. Espaço Público.

Ethnography in a public square: the first obstacles of a fieldwork

Abstract

In the present work, we approach the reasons for undertaking this research process, as well as the doubts related to entering the field. After this, we analyze the development of the fieldwork in an urban context, a public square, assumed as a familiar spot formerly visited by us, at a time the research and the researchers’ role were not planned. Throughout the text, we present the object focused and the complexities in the composition of a methodological course started by the insertion in a field of research.

Key words: Ethnography. Carmo Square. Public Space.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

ARAÚJO, G. da C.; DIAS DA COSTA, A. M. Etnografando a praça: os primeiros obstáculos de uma etnografia. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 16, n. 39, 2015. DOI: 10.22456/1984-1191.58219. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/58219. Acesso em: 19 abr. 2024.