Quando raça se evidencia no espaço: apontamentos desde uma vila em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.52641Abstract
As imagens do morro e do asfalto funcionam como representações das delimitações espaciais entre pobres e ricos e generalizam o que há no asfalto e no morro. A partir de dados etnográficos coletados durante a primeira leva da implementação de um projeto de renovação urbana em Porto Alegre (2002-2003), este artigo discute as especificidades dos espaços da pobreza em Porto Alegre e ressalta que o fator raça é um elemento determinante na especificação de distintas formas de pobreza. O artigo baseia-se em autores que discutem a segregação baseada no pertencimento racial em contextos europeus e norte-americanos, para pensar o caso das cidades brasileiras. Destaca a segregação de famílias negras em espaços de pobreza, e com isso, contribui para a compreensão do fato que, em meio a pobreza, o fator racial é um elemento que discrimina, segrega e acentua ainda mais tais condições para as famílias negras.
Palavras-chave: Raça. Segregação urbana. Pobreza.
When race is evidenced in Space: Notes from a village in Porto Alegre
Abstract
In Brazil, images of “hills” and “asphalt” work as representations of differences between poor and rich people. These images also generalize what exists in everyday life of both places. Based on ethnographic data collected during the first moment of the implementation of an urban renovation project in Porto Alegre (2002-2003), this article discusses the specificities of living in spaces of poverty in Porto Alegre, emphasizing that race is an important factor in defining poor people. It discusses the case of Brazilian cities departing from different authors from the U.S. and Europe who discuss urban segregation based on race in their contexts. It underlines the specific segregation of Black families in spaces of poor people and with it, underlines that race is a factor that discriminates against, segregates and accentuates poverty of Black families in Brazil.
Key words: Race. Urban segregation. Poverty.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.