Patrimônio, trabalho e tempo: o “novo” mercado municipal do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.52622Resumo
O artigo aborda os imaginários de cidade produzidos pelos agentes do Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), um mercado privado, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Esse mercado passa por um processo de “enobrecimento”, que consiste em mudanças nos tipos de comércio e no público frequentador. Analiso como esse processo é interpretado e também construído pelos agentes do mercado. O Cadeg opera mediações no espaço, no tempo e nos modos de imaginar a cidade. Com o acompanhamento do cotidiano do mercado, o Cadeg revelou-se um mediador de relações sociais e simbólicas, um mediador das categorias temporais e espaciais.
Palavras-chaves: Patrimônio. Mercados. Espaço público. Rio de Janeiro.
Heritage, work and time: the “new” Rio de Janeiro’s Municipal Marketplace
Abstract
This paper addresses the imaginary of the city produced by agents involved in Cadeg (de Abastecimento do Estado da Guanabara), a private marketplace, located in the city of Rio de Janeiro. This marketplace is going through a process of "gentrification" that consist in changes in the public that attends to the marketplace and the types of retail and wholesale stores that are located there. I analyze how this process is constructed and interpreted by the marketplace's agents. Cadeg operates mediations in space, time and the ways people imagine the city. Through the observation of daily marketplace, I realized that Cadeg is a mediator of social and symbolic relations, temporal and spatial categories.
Keywords: Heritage. Marketplace. Public space. Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.