Entre saber e olhar: notas sobre a experiência da visualidade e o desenho de Amador Perez
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.49421Resumo
Diante das coleções de desenhos de Amador Perez que reinterpretam imagens extraídas da cultura visual e artística, somos convidados a encarar a visualidade como experiência, espécie de iniciação e abertura ao mundo percebido. Através do enfoque fenomenológico e considerando a obra desse artista, o artigo apresenta uma reflexão sobre as exigências da visualidade e os embates do pensamento frente ao fenômeno da imagem, que parece escapar aos limites conceituais e enquadramentos disciplinares. O objetivo é investigar a construção de saberes em arte, com especial interesse na freqüentação da visualidade através do olhar, contato primeiro com a imagem e momento em que o logos estético precede e funda o logos cultural.
Palavras-chave: Experiência. Visualidade. Fenomenologia. Amador Perez.
Abstract
Given the drawing collections of Amador Perez that reinterpret images extracted from the artistic and visual culture, we are invited to regard the visuality as experience, sort of initiation and opening to the perceived world. Through phenomenology and considering the work of this artist, the article presents a reflection upon the demanding of visuality and the clashes of thought to the phenomenon of image, which seems to escape from the conceptual boundaries and disciplinary frameworks. The object is to investigate the construction of knowledge in art, with special interest in the frequenting of visuality through look, first contact with the image and the moment that the aesthetic logos precedes and founds the cultural logos.
Keywords: Experience. Visuality. Phenomenology. Amador Perez
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