A fotografia de Robert Frank na busca identitária do "American way of life": a captura do "diferente" por um olhar estrangeiro
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.49354Resumo
O trabalho desenvolvido pelo suíço Robert Frank é comparável a outras grandes obras como as de Cartier-Bresson, Walker Evans e outros “gênios” que, por meio de suas lentes, revolucionaram o fazer artístico da fotografia. O artigo aqui proposto analisa de que modo Frank, entre o final de 1950 e por toda a década seguinte, desenvolveu uma de suas maiores obras: os registros fotográficos feitos por várias partes dos Estados Unidos. O que, posteriormente, compôs o importante livro “Les Américains/The Americans”. Como metodologia de análise fez-se uso da leitura de imagem proposta por Alberto Manguel – em especial: a imagem como compreensão, testemunho e subversão. Algumas das reflexões ao fim do trabalho apontam para o olhar de um estrangeiro, Frank, sobre os EUA de modo que o “diferente”, isto é, as mazelas sociais, a crítica ao nacionalismo alienado, a cultura do carro, da autoestrada e a própria cultura beat, são mediações sociais e visuais realizadas de maneira sui generis por sua câmera.
Palavras-chave: Fotografia. Leitura imagética. Diferenças. Mediações socioculturais.
Resumen
El trabajo desarrollado por el suizo Robert Frank es comparable al de otras gran obras como las de Cartier-Bresson, Walker Evans y otros “genios” que, por medio de sus lentes, revolucionaron el hacer artístico de la fotografía. La pesquisa aquí intentada busca analizar cómo Frank, ente el fin de 1950 e por toda la década siguiente, desarrolló una de sus mayores obras: los registros fotográficos hechos por las más distintas partes de los Estados Unidos. O que, posteriormente, ha compuesto el importante libro “Les Américains/The Americans”. Como metodología de análisis se ha hecho uso de la lectura de imagen propuesta por Alberto Manguel – en especial: la imagen como comprensión, testimonio y subversión. Algunas de las reflexiones al fin del ensayo apuntan para una mirada extranjera, Frank, sobre los EE.UU. de modo que el “diferente”, o sea, los problemas sociales, la crítica al nacionalismo alienado, la cultura del coche, de la carretera y la propia cultura beat, son capturadas por su cámara de forma sui generis.
Palabras clave: Fotografía. Lectura de imágenes. Diferencias. Mediaciones socioculturales.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.