"Broadcast yourself": o YOUTUBE e as multiplicidades interfaciais dramáticas do “eu-vídeo”
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.49342Resumo
Broadcast Yourself é o slogan que inspira o nome da empresa estadunidense de difusão de dados digitais conhecida comercialmente por YouTube. A expressão será tomada como unidade de análise de um artigo que relaciona o fenômeno da divulgação de vídeo-performances através da internet com a proposta analítica de autores que estão tratando das práticas políticas, multiplicidades relacionais e interfaciais existentes em interações criativas envolvendo entes de naturezas distintas. Como o meio interfacial homem-plataforma virtual de divulgação de imagens permite a criação de selves variados? Que mundos de subjetivações são articulados com a proposta de um “eu-vídeo” que procura difundir seus dramas íntimos através de operações compartilhadas, repetitivas e virtuais? A proposta é apresentada como um experimento em antropologia da performance e da imagem, mas limitado a dissertar sobre os significados da produção, difusão e transformação do fenômeno da vídeo-performance.
Palavras-chave: Antropologia da Performance. Interfaces. Vídeo-performances. YouTube
"Broadcast yourself": YOUTUBE and dramatic interfacial multiplicities of "I-video"
Abstract:
Broadcast Yourself is the slogan that inspired the name of American broadcaster of digital data commercially known as YouTube. The expression is taken as the unit of analysis from an article that relates the phenomenon of release of video- performances over the internet with the analytical proposal of authors who are dealing with the political practices, relational multiplicities and drifting interfaces creative interactions between entities of various kinds. As the interfacial man/virtual platform for the dissemination of images allows the creations of various selves? What subjectifications worlds are articulated with the proposal of a "self-video" which seeks to spread their intimate dramas through shared, virtual and repetitive operations? The proposal is presented as an experiment in anthropology of performance and image, but limited to understand the meanings of the production, diffusion and transformation of the phenomenon of video performance.
Keywords: Anthropology of Performance. Interfaces. Video-performances. YouTube
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