Narrativas, repertórios e aprendizado: bordados e bordadeiras

Autores

  • Thaís Fernanda Salves de Brito

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.44384

Resumo

Bordar é uma atividade que envolve processos de aprendizado, disciplina do corpo, domínio de técnicas e de repertórios, criação de vínculos, construindo uma forma de estar e de ver o mundo. Os bordados apresentam o prazer da beleza, revelam um novo olhar frente às imagens de miséria e de confinamento que cercam o imaginário do sertão nordestino por meio de experiência estética. Interessa refletir como o bordado acessa e reinterpreta elementos narrativos sobre a história de uma região, bem como o espaço e sua paisagem, a partir de sua experiência estética; e como esse processo repercute na formação de outras bordadeiras. Este ensaio, está organizado por meio de dois temas, a saber: “Bordados como narrativa da história, da natureza e da geografia de um lugar” e Bordado como uma narrativa no corpo”.

 

Palavras-chave: Cultura material. Bordados. Bordadeiras. Experiência estética. Paisagem.

Narratives, and learning repertoires: embroidery and embroiderers

Abstract

Embroider is an activity which involves learning processes, body discipline, command of techniques and repertoires, create links, building one way to being and seeing the world. The embroideries exhibit the pleasure of beauty, reveal a whole new look in front of the images of misery and feedlot which surround the imagery of the specific brazilian desert area through an aesthetic experience. It is important to know how to embroidery might have access and reinterprets narrative elements about the history from one region as well as space and its landscape, from their an aesthetic experience, and how does this process may affects the education of new embroideresses. This essay is structured by two topics, namely: "Embroidery as a narrative of the historythe nature and the geography of a place" and Embroidery as a narrative in the body. "

Keywords: Material culture. Embroidery. Embroideresses. Aesthetic experience. Landscape. 

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

SALVES DE BRITO, T. F. Narrativas, repertórios e aprendizado: bordados e bordadeiras. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 14, n. 34, 2013. DOI: 10.22456/1984-1191.44384. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/44384. Acesso em: 29 mar. 2024.