"Nosso umbigo tá enterrado aqui": Memória e trabalho em uma fábrica de porcelanas de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.42366Abstract
Este trabalho objetiva compreender como as narrativas acerca dos sujeitos e dos objetos são ressignificados a partir do trabalho da memória considerando seus recortes à luz do momento presente. Para tanto, foram entrevistados os três sujeitos que partilham deste espaço atualmente, os dois sócios e uma funcionária aposentada. Os achados de campo apontam para uma narrativa da memória imbricada nas experiências vivenciadas com a produção de estatuetas de porcelanas, trazendo à tona as lembranças dos momentos áureos da empresa.
Palavras-chave: Memória. Trabalho. Biografia.
Our navel is sticked in here”: Memory and work in a porto alegre’s porcelain factory
Abstract
This paper aims to understand how the narratives about people and objects are re-signified through the work of memory considering its fragments upon the present moment. For that, the three individuals who are still part of the company were interviewed (two partners and a retired employee). The findings point out to the narrative of a memory that is imbricated in lived experiences with porcelain’s statuettes that elicits the remembrances of golden times of the company.
Keywords: Memory. Work. Biography
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.