"Gato, cachorro e criança - é o que mais tem na favela": Dimensões do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.42351Abstract
A temática do trabalho nos estudos das ciências sociais, assim como, as ações em saúde do trabalhador, tendem a privilegiar, em grande medida, o próprio ambiente da produção e do trabalho. Apresento aqui a escrita da experiência etnográfica ao lidar com a "questão do trabalho" fora do "mundo do trabalho", condição onipresente na vida dos trabalhadores da cana e das suas famílias instaladas em uma favela nos arredores de um dos municípios no Médio Vale do Paranapanema – região limítrofe entre os estados do Paraná e São Paulo. Por meio da ideia da técnica de conversação diária, apresento a forma como procedi para escolher, analisar e compreender as categorias nativas, a partir da "experiência social negativa." Privação de equipamentos, infortúnios pessoais e formas de agir frente ao excesso enquanto resultado do que o poder político, econômico e institucional faz com as pessoas, bem como, o que estes fazem a si mesmo e as outras pessoas que vivem sob tais condições.
Palavras-chave: Sofrimento social. Trabalhador canavieiro. Espaço social. Saúde do trabalhador. Favela.
“Cat, dog and child - is what has more in slum": Dimensions of work
Abstract
The thematic of work in social science studies, as well as, the actions in worker’s health, tend to privilege, to a great extent, the environment of production and the work. I present here the writing of an ethnographic experience when dealing with the "labor question" out of the "work world", ubiquitous condition on sugarcane workers and their families’ lives, installed in a shantytown on the outskirts of one of the municipalities on Middle Paranapanema Valley – borderline region between the states of Paraná and São Paulo. Through the idea of a daily conversation technique I present the way as I proceeded to choose, analyze, and understand the native categories, from the "negative social experience." Privation of equipment, personal misfortunes and ways to act in front of excess as a result of what the political, economic and institutional power makes to people, as well as, what these things do to themselves and to other people that live under such conditions.
Keywords: Social suffering. Worker sugarcane. Social space. Occupational Health. Slum.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.