Uma abordagem etnográfica do ensino profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.27946Palavras-chave:
Etnografia, Padeiros, Ensino Profissionalizante, SENAI.Resumo
O ensino profissionalizante vem ganhando destaque enquanto fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento do Brasil. É de se esperar, portanto, que o tema se torne objeto cada vez mais freqüente de uma série de pesquisas das mais variadas disciplinas. Partindo da experiência que resultou na minha dissertação de mestrado, baseada em um curso de qualificação do SENAI, na área de panificação, este trabalho propõe discutir a questão a partir de uma abordagem etnográfica. Trata-se de trazer à tona certos aspectos que constituem este ambiente da qualificação profissional para refletir acerca das potencialidades e contribuições que estudos de cunho etnográfico podem proporcionar, bem como suas condições de produção.
Palavras chave: Etnografia. Padeiros. Ensino profissionalizante. SENAI.
An ethnographic approach to the professionalizing education
Abstract
The professionalizing education is constantly being highlighted as a decisive factor to launch Brazilian development. It is expected, thus, that this theme becomes more and more frequently the object of a number of researches from the most varied disciplines. Starting from the experience that resulted on my master’s dissertation, based on a qualification course from SENAI, on the area of bread making, this article proposes to discuss the matter from an ethnographic approach. It’s about bringing out certain aspects that constitutes this whole environment of professional qualification to reflect about the potentialities and contributions that ethnographic-like studies may proportionate, such as the conditions of its production.
Keywords: Ethnography. Bakers. Professionalizing education. SENAI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.