Caminhada “na natureza” e natureza da caminhada: etnografia de uma ação governamental na área rural de Ivaiporã, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.18324Palavras-chave:
Caminhada na Natureza, Paisagem, Espaço, Tempo, EcologiaResumo
O presente trabalho tem como foco de interesse empírico a promoção de caminhadas na natureza como política pública no Estado do Paraná. Pretende-se aqui apresentar, num primeiro momento, um breve panorama histórico da relação Humano-Natureza tomando como fio condutor atividades ao ar livre. Noutro momento, dedico-me a reflexão sobre a maneira pela qual a própria elaboração do percurso da caminhada e a experiência de percorrê-lo, para os caminhantes, está relacionada com determinada concepção de Natureza e do que seja ou não ecológico. Para tanto, concentro minha etnografia, e a discussão que a segue, na prática do espaço dos sujeitos que caminham e que planejam a caminhada, articulando noções como paisagens, espaço e tempo. Por fim, procuro refletir sobre como discursividades globais e singularidades locais se articulam nas questões ambientais da caminhada, bem como, sobre a relação entre indivíduo e coletivo na incorporação de um ideário ecológico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.