Etnografia sonora na cidade: algumas contribuições metodológicas acerca do registro sonoro na pesquisa de campo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.15529Palavras-chave:
Metodologia. Etnografia sonora. Viver urbano.Resumo
Este ensaio versa sobre a construção da imagem sonora a partir da metodologia desenvolvida no Banco de Imagens e Efeitos Visuais - PPGAS/UFRGS, Brasil. Refletimos sobre como se dá a relação entre tal metodologia e as interpretações do fenômeno pesquisado por meio do registro sonoro, tendo em vista que uma das etapas constituintes desse processo se refere à imaginação dessa captação e das formas de fazê-la, baseadas nas pesquisas etnográficas que temos produzido. Torna-se objeto principal deste trabalho o que definimos como pré-campo. O etnógrafo imagina os sons da cidade e as formas de registrá-los, pois as escolhas de captação – expressas pelos roteiros de captação sonora, roteiros de saída de campo e as escolhas de pontos de escuta – são formas de interpretação do fenômeno. Através da etnografia sonora, percorremos os caminhos da cidade atentas aos gestos e cenas do viver urbano em relação às sonoridades, como ambiências, conversas fugidias, motores dos carros, é desta posição que propomos tal diálogo.Downloads
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