A antropologia aplicada na Europa
uma visão geral com uma perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.147206Palavras-chave:
Antropologia Aplicada, Europa, AtividadesResumo
Este artigo oferece uma visão geral das atividades da antropologia aplicada na Europa, com base na rede Applied Anthropology Network (AAN) da European Association of Social Anthropologists (EASA). Apesar do papel relevante dos/das antropólogos/as na formulação de respostas sociais, seu impacto permanece em grande parte invisível. O texto destaca essa invisibilidade e a dificuldade de imaginar carreiras aplicadas para profissionais de antropologia na Europa. São citadas iniciativas da rede, exemplos de organizações e empresas que utilizam conceitos antropológicos, além de grupos temáticos, um podcast e um evento anual de destaque. Embora algumas dessas ações envolvam colaboração com universidades, a maioria dos profissionais atua fora do meio acadêmico, redefinindo a influência da antropologia na sociedade. No entanto, suas contribuições muitas vezes passam despercebidas, pois são absorvidas pelas organizações em que trabalham, perdendo a identidade antropológica. Assim, organizações profissionais têm o papel de promover a identidade e a imaginação coletiva para superar essa invisibilidade.
Downloads
Referências
no texto?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.