Santuário, a dança de Exu
notas sobre fotografias e vivências de axé
Palavras-chave:
Zé Pelintra, corporeidade, fotografia documental, umbanda, CandombléResumo
Neste ensaio, apresento algumas fotografias do meu projeto Santuário e com elas construo um texto pensando nos atravessamentos e relações do trabalho documental. Desenvolvo este projeto há dois anos, fotografando festas de Exu no meu terreiro e na Lapa, região central da cidade do Rio de Janeiro. Com fotografia e texto, penso categorias como corporeidades, relação, visualidade, memórias, incorporação e negociação na prática fotográfica.
Downloads
Referências
AZOULAY, Ariela Aïsha. História potencial. São Paulo, Ubu Editora, 2024.
BRULON, Bruno e PEIXINHO, Lia Fernandes. Museologia experimental de imagens insubordinadas: a coleção fotográfica de Luiz Claudio da Silva no Museu das Remoções. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 30, p. d1e25, 2022.
CONDURU, Roberto. Das casas às roças: comunidades de candomblé no Rio de Janeiro desde o fim do século XIX. Topoi, Rio de Janeiro, v. 11, p. 178-203, 2010.
FLORES, Guilherme Gontijo e CAPILÉ, André. Tradução-Exu: ensaio de tempestades a caminho. Belo Horizonte, Relicário, 2022.
MALTZ, Rony. Zines e fotografia: uma história de resistência em tempos digitais. Zum – Revista de Fotografia, São Paulo, 20 mar. 2018. Radar, online.
MARTINS, Leda Maria. Performance do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro, Cobogó, 2021.
SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas, Editora UNICAMP, 2012.
SANTOS, Liége Pereira dos. Dando sua gargalhada, Pombagira apareceu: a arqueologia da feiticeira. TCC (Pós-Graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Fluminense, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, 2024.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 391-431, jul. 2014.
SHARPE, Christina. Notas ordinárias. São Paulo, Fósforo, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.