Patrimônio Mundial na Ilha de Moçambique
os desafios da produção compartilhada de imagens no trabalho de campo
Palavras-chave:
UNESCO, Políticas Públicas, África, Câmara Participante, MemóriaResumo
Esse artigo tem o objetivo de apresentar as estratégias escolhidas e os desafios enfrentados no trabalho de campo da minha pesquisa de doutorado defendida em 2023. Realizada na Ilha de Moçambique, na província de Nampula, região norte de Moçambique, além de um extenso levantamento bibliográfico e da observação participante, a metodologia lançou mão da sobreposição de mapas oficiais, não oficiais e mentais da ilha, e a realização da técnica conhecida como câmera participante. Além da produção de uma tese de doutoramento, a pesquisa produziu imagens fotográficas e vídeos etnográficos de forma compartilhada com os interlocutores em campo.
Downloads
Referências
BARRADAS, Ricardo. Ilha de Moçambique: estórias da sua história. Maputo, Edição do autor, 2018.
CACHAT, Séverine. Ilha de Moçambique: uma herança ambígua. Tradução: Jorge Mbanze. Maputo, Alcance Editores, 2018.
DANTAS, Emiliano Ferreira. A imagem enquanto leitura e escrita do mundo: leveleve e a ferida colonial em São Tomé. Tese (Doutorado). Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa, 2021.
HERZFELD, Michael. A place in history: social and monumental time in a Cretan Town. In: The Anthropology os Space and Pace: locating culture/ edited by Setha M. Low and Denise Lawrence-Zúñiga. Blackwell Publishing, 1991.
LEITE, Rogério Proença. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea, 2ª Edição, Campinas, SP, Editora UNICAMP, Aracaju, SE, Editora UFS, 2007.
LIMA FILHO, Manuel, Ferreira, Cidadania Patrimonial. Revista Anthropológicas, Ano 19, V. 26 (2), p. 134 – 155, 2015.
PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. 2006.
ECKERT, Cornelia, ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia da Duração. Porto Alegre, MarcaVisual, 2013.
SMITH, Neil. A gentrificação generalizada: de uma anomalia local à “regeneração” urbana como estratégia urbana global, In Bidou-Zachariasen, Catherine (coord.). De 137 volta à cidade: dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo, Annablume, 2006.
TAMASO, Isabela Maria. Em nome do Patrimônio: representações e apropriações da cultura na cidade de Goiás. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
ZUKIN, Sharon. Gentrification: culture and capital in the urban core. Annual Review of Sociology, Vol. 13. p. 129 - 147, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.