Patrimônio Mundial na Ilha de Moçambique

os desafios da produção compartilhada de imagens no trabalho de campo

Autores

Palavras-chave:

UNESCO, Políticas Públicas, África, Câmara Participante, Memória

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de apresentar as estratégias escolhidas e os desafios enfrentados no trabalho de campo da minha pesquisa de doutorado defendida em 2023. Realizada na Ilha de Moçambique, na província de Nampula, região norte de Moçambique, além de um extenso levantamento bibliográfico e da observação participante, a metodologia lançou mão da sobreposição de mapas oficiais, não oficiais e mentais da ilha, e a realização da técnica conhecida como câmera participante. Além da produção de uma tese de doutoramento, a pesquisa produziu imagens fotográficas e vídeos etnográficos de forma compartilhada com os interlocutores em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Baima Paiva, Universidade Federal de Goiás e Prefeitura de Goiânia

Biólogo antropólogo, pedro baima é graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, graduado em Ciências Sociais/Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás, mestre e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás. É Analista em Obras e Urbanismo na Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia e Conselheiro no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia.

Referências

BARRADAS, Ricardo. Ilha de Moçambique: estórias da sua história. Maputo, Edição do autor, 2018.

CACHAT, Séverine. Ilha de Moçambique: uma herança ambígua. Tradução: Jorge Mbanze. Maputo, Alcance Editores, 2018.

DANTAS, Emiliano Ferreira. A imagem enquanto leitura e escrita do mundo: leveleve e a ferida colonial em São Tomé. Tese (Doutorado). Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa, 2021.

HERZFELD, Michael. A place in history: social and monumental time in a Cretan Town. In: The Anthropology os Space and Pace: locating culture/ edited by Setha M. Low and Denise Lawrence-Zúñiga. Blackwell Publishing, 1991.

LEITE, Rogério Proença. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea, 2ª Edição, Campinas, SP, Editora UNICAMP, Aracaju, SE, Editora UFS, 2007.

LIMA FILHO, Manuel, Ferreira, Cidadania Patrimonial. Revista Anthropológicas, Ano 19, V. 26 (2), p. 134 – 155, 2015.

PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. 2006.

ECKERT, Cornelia, ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia da Duração. Porto Alegre, MarcaVisual, 2013.

SMITH, Neil. A gentrificação generalizada: de uma anomalia local à “regeneração” urbana como estratégia urbana global, In Bidou-Zachariasen, Catherine (coord.). De 137 volta à cidade: dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo, Annablume, 2006.

TAMASO, Isabela Maria. Em nome do Patrimônio: representações e apropriações da cultura na cidade de Goiás. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

ZUKIN, Sharon. Gentrification: culture and capital in the urban core. Annual Review of Sociology, Vol. 13. p. 129 - 147, 1987.

Downloads

Publicado

2025-04-25

Como Citar

PAIVA, P. H. B. Patrimônio Mundial na Ilha de Moçambique: os desafios da produção compartilhada de imagens no trabalho de campo. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 26, n. 70/1, p. 130–145, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/145618. Acesso em: 26 abr. 2025.