As ruínas marcadas pelas placas de “Aluga-se”
um experimento artístico etnográfico nas ruas da Cidade Alta, Natal-RN
Palavras-chave:
Antropologia Urbana, Paisagem, Imagens, Experimento, RuínasResumo
O presente trabalho trata-se de uma experiência etnográfica no centro da cidade de Natal relacionando a antropologia com a prática audiovisual. Entre o final de 2023 e início de 2024 produzi, como trabalho final da disciplina Seminário Especial de Antropologia IV um filme etnográfico com temática envolvendo a saída das lojas do centro histórico, problemática que atravessa a Cidade Alta atualmente. A partir desse trabalho busquei discutir essa questão para refletirmos essa região e pensarmos as placas de “Aluga-se” como a sinalização das ruínas do centro histórico de Natal. Ainda no presente artigo retomo algumas discussões sobre as imagens e sons como elementos da paisagem, e a utilização da Fotografia no fazer antropológico para reflexão e contribuição em nossos trabalhos etnográficos.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Willi Bolle e Olgária Matos (orgs.). Belo Horizonte/São Paulo, Editora da UFMG/Imprensa Oficial, 2007.
. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas, vol. 1, São Paulo, Brasiliense, 1985.
CARERI, Francesco. Walkscapes: O caminhar como prática estética. São Paulo, Editora G. Gili, 2013.
. Caminhar e parar. São Paulo, Gustavo Gili, 2017.
CORADINI, Lisabete. Memorias del futuro : imagenes y discurso de la ciudad latinoamericana. Cidade do México: Universidad Autónoma del México, 1999. 225 p.Disponível em: https://ru.dgb.unam.mx/handle/20.500.14330/TES01000273982. Acesso em: 17 jun. 2024.
INGOLD, Tim. Antropologia: Para que serve/Tim Ingold; tradução de Beatriz Silveira Castro
Filgueiras. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. – (Coleção Antropologia).
SAMAIN, Etienne. “As imagens não são bolas de sinuca”. In: Como pensam as imagens. Campinas: Editora Unicamp, 2012.
VEDANA, Viviane. Escutar no som: gravação e edição de etnografias sonoras a partir de um paradigma ecológico. Ilha, v. 20, n. 1, p. 117-144, jun. 2018. Disponível: em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/21758034.2018v20n1p117/37472>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.