Resgate da memória na ilhota

Território negro mítico de Porto Alegre/RS, a partir de fotografias de acervo

Autores

Palavras-chave:

Memória, Antropologia Urbana, Antropologia Visual, Fotografia, Acervos

Resumo

O artigo parte de uma reflexão sobre o processo de construção de uma crônica videográfica, desenvolvida a partir da animação de imagens de acervo, com o intuito de resgatar e restituir memórias, trajetos e práticas nos antigos territórios negros de Porto Alegre/RS, Brasil. A escolha das imagens para a criação da narrativa visual se deu através do processo de coleções etnográficas e da aplicação do método de convergência. Dentre os territórios negros da cidade, a crônica e o artigo têm como foco a antiga Ilhota, que por conta de processos de transformações urbanas, acabou sendo suprimida da cidade, porém segue presente nos relatos, lembranças e reminiscências de seus antigos moradores, como por exemplo o Mestre Borel, cuja fala sobre os deslocamentos da população negra pela cidade serviu de base para a criação do roteiro da crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Rodrigues, UFRGS

Mestre em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Bacharel em Comunicação Social (PUCRS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Documentação em Urbanismo (PROPUR/GEDURB) e do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (PPGAS/BIEV).

Elisa Algayer Casagrande, UFRGS

Doutoranda em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Pesquisadora associada do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/PPGAS/UFRGS.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

BENJAMIN, Walter. Passagens. 2a ed. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2009.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo, Martins Fontes, 1990.

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 1998.

DURAND, Gaston. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. 4ªed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana. L. C. Etnografia da Duração: antropologias das memórias coletivas nas coleções etnográficas. 1. ed. Porto Alegre, Marcavisual, 2013a.

ECKERT, Cornelia.; ROCHA, Ana. L. C. Etnografia de rua: estudos de antropologia urbana. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2013b.

ECKERT, Cornelia.; ROCHA, Ana. L. C. Porto Alegre, 250 anos; memórias do trabalho. 2023. Filme.

MACHADO, Arlindo. A Ilusão Espetacular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MARQUES, Olavo Ramalho. Entre a Avenida Luís Guaranha e o Quilombo do Areal: estudo etnográfico sobre memória, sociabilidade e territorialidade negra em Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Rumo a uma história visual. In: O imaginário e o poético nas ciências sociais. 1a ed. Santa Catarina: EDUSC, 2005.

MONTEIRO, Charles. Construindo a história da cidade através de imagens. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy SANTOS, Nádia Maria Weber (Ed.). Narrativas, Imagens e Práticas Sociais: percursos em História Cultural. Porto Alegre, RS: Asterisco, 2008.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

POSSAMAI, Zita. Rosane. Cidade Fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos – Porto Alegre, décadas de 1920 e 1930. 2005. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós Graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas, SP Papirus, 1995.

VIEIRA, Daniele Machado. Territórios negros em Porto Alegre: RS (1800-1970): geografia histórica da presença negra no espaço urbano. Belo Horizonte: ANPUR, 2021.

Downloads

Publicado

2025-04-25

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, F.; ALGAYER CASAGRANDE, E. Resgate da memória na ilhota: Território negro mítico de Porto Alegre/RS, a partir de fotografias de acervo . ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 26, n. 70/1, p. 53–76, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/140454. Acesso em: 26 abr. 2025.