Afetocolagens: A ressignificação de visualidades negras no trabalho de Silvana Mendes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.139651

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Memória, Fotografia, Ressignificação, Acontecimento

Resumo

O presente artigo utiliza a perspectiva analítica da Análise do Discurso para discorrer sobre o papel da imagem fotográfica, em especial a imagem de arquivo, na construção de uma memória institucionalizada compartilhada a partir de formações ideológicas hegemônicas e como, no Brasil, isto foi utilizado para inserir sujeitos negros em posições de subalternidade. Ademais, exploramos possibilidades de ressignificação desses imaginários compartilhados a partir do trabalho de Silvana Mendes denominado Afetocolagens, escolhido em razão de sua interação com imagens do passado para romper e alterar visualidades no presente, configurando um acontecimento, segundo a teoria pecheutiana. Com isso, buscamos avaliar como a fotografia pode tanto formar arquivos reificados estereotipantes quanto se apresentar como uma instância artística poderosa de ressignificação de identidades e comunidades.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

BORGES ALVES, C. L. Afetocolagens: A ressignificação de visualidades negras no trabalho de Silvana Mendes. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 25, n. 68, 2024. DOI: 10.22456/1984-1191.139651. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/139651. Acesso em: 25 abr. 2025.