Afetocolagens: A ressignificação de visualidades negras no trabalho de Silvana Mendes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.139651Palavras-chave:
Análise do Discurso, Memória, Fotografia, Ressignificação, AcontecimentoResumo
O presente artigo utiliza a perspectiva analítica da Análise do Discurso para discorrer sobre o papel da imagem fotográfica, em especial a imagem de arquivo, na construção de uma memória institucionalizada compartilhada a partir de formações ideológicas hegemônicas e como, no Brasil, isto foi utilizado para inserir sujeitos negros em posições de subalternidade. Ademais, exploramos possibilidades de ressignificação desses imaginários compartilhados a partir do trabalho de Silvana Mendes denominado Afetocolagens, escolhido em razão de sua interação com imagens do passado para romper e alterar visualidades no presente, configurando um acontecimento, segundo a teoria pecheutiana. Com isso, buscamos avaliar como a fotografia pode tanto formar arquivos reificados estereotipantes quanto se apresentar como uma instância artística poderosa de ressignificação de identidades e comunidades.
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