CURADORIA DE COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS EM MUSEUS

Reflexões a partir de um conjunto de fotografias do povo Asurini do Xingu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.132986

Palavras-chave:

Coleção, Fotografia, Processo de Curadoria, Asurini do Xingu

Resumo

Neste artigo pretendemos apresentar a nossa experiência curatorial com um conjunto de fotografias do povo Asurini do Xingu. Tal conjunto reúne um grande número de fotografias digitais e analógicas que foram produzidas, ao longo de mais de vinte anos, no âmbito de pesquisas (etno)arqueológicas e antropológicas realizadas junto a este povo indígena amazônico. Nosso objetivo é mostrar como estamos realizando o processo de digitalização, categorização e organização desta coleção imagética, evidenciando o referencial teórico que tem nos orientado neste trabalho. Paralelamente, pretendemos refletir sobre a importância de os acervos fotográficos receberem o status de coleções nos museus, possibilitando que as fotografias sejam pesquisadas e preservadas enquanto objetos que agregam e intercruzam histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAREKOL, Lena. Heroic stories or indigenous perspectives? Polar Expedition photographs in Norwegian Museum Exhibitions. In: EDWARDS, Elizabeth; LIEN, Sigrid (eds.). Uncertain images: museums and the work of photographs. Nova York, Routledge, 2017. p. 149-162.

ALONSO FERNÁNDEZ, Luis. Museología y museografía. Barcelona, Ediciones del Serbal, 2001.

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2005.

AZOULAY, Ariella. Desaprendendo as origens da fotografia. ZUM-Revista de Fotografia, n. 17, p. 116-137, 2019.

BANKS, Marcus; MORPHY, Howard. Introduction: rethinking visual anthropology. In: BANKS, Marcus; MORPHY, Howard (eds.). Rethinking visual anthropology. New Haven/Londres, Yale University Press, 1997. p. 36-52.

BANKS, Marcus; VOKES, Richard. Introduction: anthropology, photography and the archive. History and Anthropology, v. 21, n. 4, p. 337-349, dez. 2010.

BARUKI, Sandra e COURY, Nazareth. Treinamento em conservação fotográfica: a orientação do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. In: CENTRO DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO FOTOGRÁFICA DA FUNARTE. Cadernos técnicos de conservação fotográfica, 1. Rio de Janeiro, Funarte, 2004.

BERGER, John. Ways of seeing. Londres, Penguin Books, 1972.

BOAST, Robin. Neocolonial collaboration: museum as contact zone revisited. Museum Anthropology, v. 34, n. 1, p. 56-70, 2010.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Definição de curadoria: os caminhos do enquadramento, tratamento e extroversão da herança patrimonial. Caderno de diretrizes museológicas, v. 2, p. 17-25, 2008.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Musealização da arqueologia: caminhos percorridos. Revista de Arqueologia, v. 26, n. 2, p. 04-15, 2013.

BRULON, Bruno. Os objetos de museus, entre a classificação e o devir. Informação & Sociedade: Estudos, v. 25, n. 1, p. 25-37, 2015.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. Etnografia e Imagem. Tese (Livre Docência) – Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

DUBOIS, Philippe. Vídeo, cinema, Godard. São Paulo, Cosac Naify, 2004.

EDWARDS, Elizabeth. Exchanging photographs, making archives. In: EDWARDS, Elizabeth. Raw histories. Photographs, anthropology and museums. Oxford, Berg, 2001a. p.27-50.

EDWARDS, Elizabeth. Rethinking photography in the ethnographic museum. In: EDWARDS, Elizabeth. Raw histories. Photographs, anthropology and museums. Oxford, Berg, 2001b. p. 183-209.

EDWARDS, Elizabeth. Thoughts on the “Non Collections” of the archival ecosystem. In: CARAFFA, Costanza et. al. (eds.). PhotoObjects. On the materiality of photographs and photo archives in the Humanities and Sciences. Berlim, Max Planck Research Library for the History and Development of Knowledge, Studies 12, 2019.

EDWARDS, Elizabeth; HART, Janice. Introduction: photographs as objects. In: EDWARDS, Elizabeth; HART, Janice (eds.). Photographs objects histories: on the materiality of images. Londres/Nova York, Routledge, 2004. p. 1-15.

EDWARDS, Elizabeth; LIEN, Sigrid. Museums and the work of photographs. In: EDWARDS, Elizabeth; LIEN, Sigrid. (eds.). Uncertain images: museums and the work of photographs. Londres/Nova York, Routledge, 2017. p. 3-20.

EDWARDS, Elizabeth e MORTON (eds.). Photographs, museums, collections. Between art and informations. Londres, Bloomsbury, 2015.

FERREIRA, Miguel. Introdução à Preservação Digital – Conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006.

FILLIPI, Patrícia; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografia. São Paulo, Arquivo do Estado/Imprensa Oficial do Estado, 2002.

GELL, Alfred. Arte e Agência. São Paulo, Ubu, 2018.

GUARNIERI, Waldisa Rússio. Conceito de Cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação [1990]. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (coord.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010. p. 203-210.

HAFNER, D. Objects, agency and context: Australian Aboriginal expressions of connection in relation to museum artifacts. Journal of Material Culture, v. 18, n. 4, p. 347-366, 2013.

HARTIG, Kajsa. Digital dilemmas: impact of digital tools on photograph collections. In: EDWARDS, Elizabeth; LIEN, Sigrid (eds.). Uncertain images: museums and the work of photographs. Londres/Nova York, Routledge, 2017. p.223-241. 2017.

JACKNIS, Ira. Looking at culture: visualizing anthropology at a university museum. In: EDWARDS, Elizabeth; LIEN, Sigrid (eds.). Uncertain images: museums and the work of photographs. Londres/Nova York, Routledge, 2017. p. 201-219, 2017.

KNOWLES, Chantal. Negative space: tracing absent images in the National Museums Scotland’s collections. In: EDWARDS, Elizabeth; LIEN, Sigrid (eds.). Uncertain images: museums and the work of photographs. Londres/Nova York, Routledge, 2017. p. 73-91, 2017.

LAVÉDRINE, Bertrand. A Guide to the Preventive Conservation of Photograph Collections. Los Angeles, Getty Conservation Institute, 2003.

McCREDIE, Athol. From them us: chanching meanings of photographs of Mãori at Te Papa. In: EDWARDS, Elizabeth e MORTON (eds.). Photographs, museums, collections. Between art and informations. Londres, Bloomsbury, 2015. p. 195-212.

MARTINS, Luciana Conrado e MARTINS, Dalton Lopes. Experimentações sociotécnicas para organização e difusão de coleções digitais universitárias: o caso do projeto Tainacan. Revista CPC, v. 15, n. 30 (esp), p. 34-61, 2020.

MORTON, Christopher. Observations from the interface: photography, ethnography, and digital projects at the Pitt Rivers Museum. In: EDWARDS, Elizabeth; LIEN, Sigrid. (eds.). Uncertain images: museums and the work of photographs. Londres/Nova York, Routledge, 2017. p. 243-260.

MORTON, Christopher. The anthropological lens: rethinking E. E. Evans-Pritchard. Nova York, Oxford University Press, 2018.

PAVÃO, Luis. Conservação de Colecções de Fotografia. Lisboa, Dinalivro, 1997.

PEARCE, Susan (ed.). Interpreting objects and collections. Londres, Routledge, 1994.

PELLEGRINI, Ana Carolina P. Imagens dos Asurini do Xingu - Curadoria do acervo fotográfico de um povo indígena amazônico. 2022. Memorial de Qualificação (Mestrado em Museologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

PINNEY, Christopher. Photography and anthropology. Londres, Reaktion Books, 2014.

PINNEY, Christopher; PETERSON, Nicolas (eds.). Photography’s other histories. Durham/Londres, Duke University Press, 2003

PINK, Sarah. Visual ethnography. Images, media and representation in research. Londres, SAGE Publications, 2001.

POMIAN, K. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi – Vol. 1: Memória-História. Porto: Imprensa Oficial – Casa da Moeda, 1985. p. 51-86.

ROCA, Andrea. Acerca dos processos de indigenização dos museus: uma análise comparativa. Mana, v. 21, n. 1, p.123-155, 2015a.

ROCA, Andrea. Museus indígenas na Costa Noroeste do Canadá e Estados Unidos: colaboração, colecionamento e autorrepresentação. Revista de Antropologia, v. 58, n. 2, p. 117-142. 2015b.

ROBERTS, Russel. Images and artefacts: William Henry Fox Talbot and 'The Museum.

In: FINN, Bernard (ed.). Printing Pictures. The Artefacts Series – Studies in the History

of Science and Technology. Science Museum, 2004. p. 4-20.

SASSOON, Joanna. Photographic materiality in the age of digital reproduction. In: EDWARDS, Elizabeth e HART, Janice (eds.). Photographs objects histories: on the materiality of images. Londres/Nova York, Routledge, 2004. p. 196-213.

SHIELDS, Duncan. Multiple collections and fluid meanings: Alfred Maudslay’s archaeological photogrphs at the British Museum. In: EDWARDS, Elizabeth e MORTON (eds.). Photographs, museums, collections. Between art and informations. Londres, Bloomsbury, 2015. p. 27-46.

SILVA, Camila Aparecida da. Avaliação dos Processos de Catalogação em Museus de Arte: O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Museu de Arte Contemporânea, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

SILVA, Fabíola A.; PELLEGRINI, Ana C.P. Imagens dos Asurini do Xingu: refletindo sobre a importância dos acervos fotográficos nos museus. Habitus, v. 17, n.1, p. 163-184, 2019.

TUCKER, Jennifer. Photography in the Making of Modern Science. In: PASTERNAK, Gil (ed.). Handbook of Photography Studies. Londres, Bloomsbury Academic Press, 2019. p. 235-254.

VILLELA, Alice. O negativo e o positivo. A fotografia entre os Asuriní do Xingu. Tese (Doutorado em Antropologia) – Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

WILDER, Kelley. Photography and Science. Londres, Reaktion Books, 2009.

Downloads

Publicado

2023-10-07

Como Citar

PAIS PELLEGRINI, A. C.; SILVA, F. A. CURADORIA DE COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS EM MUSEUS: Reflexões a partir de um conjunto de fotografias do povo Asurini do Xingu. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 24, n. 65, p. 9–33, 2023. DOI: 10.22456/1984-1191.132986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/132986. Acesso em: 17 abr. 2024.