AMAZÔNIA, UMA NOVA MINAMATA?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.132415Palavras-chave:
Amazônia, Filme, Índios, Saúde, Mercúrio, Garimpo IlegalResumo
Resenha do filme Amazônia, a nova Minamata? Do diretor Jorge Bodanzky e que tem como produtor Nuno Godolphim, um dos fundadores do Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS. O filme trata da tragédia dos Munduruku (Brasil) em contraste com a situação de Minamata (Japão) a partir de fotografias de Eugene Smith e de filmes de Noriaki Tsuchimoto sobre o fenômeno denominado o “Mal de Minamata”, com imagens dos problemas neurológicos e psicomotores nos corpos dos sobreviventes japoneses, além de entrevistas contemporâneas. O filme traz a luta dos povos indígenas, em especial da liderança Alessandra Korap, entre outros, que se dedicam ao tema do estado de saúde dos Mundurukus e reivindicam a pesquisa científica médica sobre os níveis de mercúrio na população, em denúncia ao garimpo ilegal e ao descaso do governo da gestão 2018-2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.