COVEIRO DE CAVALOS
Imaginação e escrita etnográfica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.132414Palavras-chave:
Bricolagem, Escrita Etnográfica, ImaginaçãoResumo
O texto que segue ensaia, ao modo da bricolagem, costuras, encaixes e acoplamentos entre ideias e modos de pensar inspirados nos diálogos entre Antropologia, Filosofia e Literatura, a fim de refletir sobre processo de criação e incentivar etnografias poéticas que se aproximem da experiência-limite do limite, no intuito de aguçar os sentidos e exercitar a imaginação do leitor. Em uma conjuntura em que a imaginação é capturada e capitulada por negacionismos que matam, e o desencanto prepara o terreno para a semeadura do ódio e da ética da indiferença; e em contextos de um suposto realismo capitalista, em que parece ser mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo; o esforço por identificar os modos de pensamento que, pela força do hábito, alimentam silenciosamente a besta desenfreada, e a escolha deliberada em assumir a tarefa de contar outras estórias capazes de nos ajudar a seguir outras trilhas, são atitudes éticas que tomam contornos políticos mais do que relevantes: urgentes.
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