GUARDIÃS DA MEMÓRIA EM ÁLBUNS FAMILIARES
Traços visuais no tempo em a(linha)vos, fotografias e narrativas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.130195Palavras-chave:
Fotografia, memória, narrativas, locais, patrimônioResumo
Resumo
Acessamos as experiências de vida de mulheres por meio de suas fotografias e de seus traços visuais no tempo. Avós, cuidadoras, viajantes, sonhadoras, separadas pelo tempo, pelo espaço, e de famílias diferentes em cidades do Ceará-Brasil, seguimos seus trajetos pelas imagens que nos legaram. Os emaranhados das linhas e seus fluxos vitais em Ingold, os movimentos da memória em Assmann, as reflexões sobre a imagem fotográfica de Susan Sontag, Barthes e Didi-Huberman, permitem-nos olhar para as trajetórias dessas mulheres, desvelar o que elas deixaram por meio das imagens e escutar as intimidades de seus cenários familiares, como também as marcas das geografias dos locais por onde passaram. Nos rastros de Tereza, nos álbuns de Juvandyra, nos quais aparece Helena, e nos trajetos de Mirtes, percorremos resquícios de suas memórias, que não nos permitem necessariamente acessar a completude de suas vidas, mas nos vinculam ao que há de coletivo em suas biografias e, mesmo sem se conhecerem, essas mulheres se aproximam nos vestígios do que conseguimos ver.
Palavras-chave: Fotografia. Memória. Narrativas. Locais. Patrimônio.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte, Letramento, 2018. (Coleção Feminismos Plurais)
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, Unicamp, 2011.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984/2022.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo, Companhia das Letras, 2022.
BORGES, Lô; NASCIMENTO, Milton. Nada será como antes. (música) Clube da Esquina, EMI-Odeon, 1972, LP (3 m 9s).
BRUNO, Fabiana. Imagem-escrita nas fotobiografias. In: Família em imagens. COPQUE, Bárbara; PEIXOTO, Clarice Ehlers; MATTOS LUZ, Gleice (org.). Rio de Janeiro, FGV, 2013, p. 129-142.
CAIXETA, Juliana Eugênia. Guardiãs da memória: tecendo significados de si, suas fotografias e seus objetos. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
DEL PRIORE, Mary Lucy Murray. A história do corpo e a Nova História: uma autópsia. Revista USP, n. 23, p. 48-55, São Paulo, Universidade de São Paulo, 1994.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução de André Telles. São Paulo, Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Tradução de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes (EBA/UFMG), p. 206-219, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 3 out. 2021.
EGA, Françoise. Cartas a uma negra. Tradução de Vinícius Carneiro, Mathilde Moaty. São Paulo, Todavia, 2021.
EGGERS, Tuane Maitê. A poética dos fungos. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Tradução de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.
INGOLD, Tim. Antropologia, arte e universidade. In: Antropologia e/como educação. Tradução de Vitor Emanuel Santos Lima, Leonardo Rangel dos Reis. Petrópolis, Vozes, 2020, p. 85-114. (Coleção Antropologia)
INGOLD, Tim. Linhas: uma breve história. Tradução de Lucas Bernardes. Petrópolis, Vozes, 2022. (Coleção Antropologia)
INGOLD, Tim. Parte IV. Um mundo narrado. In: Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Tradução de Fábio Creder. Petrópolis, Vozes, 2015, p. 211-257. (Coleção Antropologia)
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Tradução de Leticia Cesarino. Horizontes Antropológicos, ano 18, n. 37, p. 25-44, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832012000100002. Acesso em: 16 maio 2021.
MANGUEL, Alberto. O espectador comum. In: Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo, Companhia das Letras, 2001, p. 15-33.
MANGUEL, Alberto. A última página. In: Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo, Companhia das Letras, 1997, p. 15-38.
MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von. Como se deve escrever a história do Brasil. Revista IHGB, Rio de Janeiro, IHGB, T. 6, p. 381-403, 1844; 2.ed., p.389-411.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução de Sueli Tomazini Barros Cassal. Porto Alegre, L&PM, 2017.
MATTOS, Geísa. O luxo da Aldeia. Revista Espaço Acadêmico, v. 21, p. 28-40, Maringá, 2022.
NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância Religiosa. São Paulo, Jandaíra, 2020. (Coleção Feminismos Plurais)
PAULINO, Rosana. A costura da memória. São Paulo, Pinacoteca de São Paulo, 2018.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo, Companhia das Letras, 2019.
ROBLES, Martha. Mulheres, Mitos e Deusas. Tradução de Débora Dutra Vieira, William Lagos. São Paulo, Aleph, 2019.
RODRIGUES, Karla Cristine. Escrita da história: Instituto Histórico e Geográfico do Ceará e a construção da memória em torno do General Tibúrcio como herói cearense. In: Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, 2, 2014, Fortaleza. Anais. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará/UECE, 2014.
SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas, Unicamp, 2012.
SAMAIN, Etienne. As Peles da Fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades, v. 10, n. 1, Goiânia, jan-jun 2012. ISSN 2317-6784. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/VISUAL/article/view/23089. Acesso em: 16 abr. 2016.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo, Companhia das Letras, 2017.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
SILVA, Cristina Maria da; SANTOS, Ananda Andrade do Nascimento; MOURA, Alana Brandão. Fotobiografias: Mulheres como guardiãs de memórias na Cidade. Ponto Urbe [Online], n. 25, p. 1-21, dez. 2019.
SONTAG, Susan. Sobre a Fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. 1.ed. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.