FORMAS DE FAZER CIDADE: Interconexões entre o presencial e o digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.125955Resumo
As cidades são caracterizadas como complexas e heterogêneas, onde são produzidas formas de sociabilidades, modos e estilos de vida, espaços e lugares e uma gama de possibilidades criativas e analíticas. Este artigo desenvolve uma reflexão sobre formas de fazer a cidade de João Pessoa-PB nas interconexões entre o presencial e o digital, a partir de dois grupos de jovens: um de moradores de uma comunidade periférica e outro de usuários do Pokémon Go, com o objetivo de discutir modos de transitar, ocupar e habitar a cidade na contemporaneidade. Entre as possibilidades teórico-metodológicas, nos interessam as dimensões simbólicas imbricadas no transcurso da construção da cidade, trabalhando os grupos são analisados através de trabalho de campo presencial e digital, acompanhando suas construções contínuas de ocupação de espaços e produção de lugares. A discussão apresenta uma forma de pensar o urbano na contemporaneidade, com o âmbito digital sendo presente e participativo nas maneiras dos atores construírem e vivenciarem a cidade. Palavras-chave: Cidade de João Pessoa; Presencial e Digital; Juventudes
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.