DIÁLOGOS COM UM XAMÃ NA CIDADE: Estratégias de uma etnografia sobre o uso da jurema em rituais neoxamânicos durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.125911Resumo
Neste artigo trazemos algumas reflexões sobre as estratégias metodológicas utilizadas em uma pesquisa sobre o uso da jurema em rituais neoxamânicos no contexto urbano, durante a pandemia da Covid-19. De modo especial, o diálogo permanente estabelecido com um xamã, que veio a ser um interlocutor-chave durante todo o período da pesquisa, foi fundamental para compreender práticas e sentidos associados ao uso da jurema em rituais neoxamânicos na cidade. Considerando que processos diversificados de colaboração nas etnografias sempre fizeram parte, em alguma medida, da história da antropologia, acredita-se que foi possível garantir algum nível de descentramento e revelar aspectos importantes a respeito do campo que, de outra maneira, talvez não seriam possíveis
Palavras chaves: Etnografia, Colaboração, Neoxamanismo, Jurema, Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.