A Conservação Preventiva como Mecanismo de Efetivação da Trilogia Museológica: Musealização, Pesquisa e Gestão
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.124104Resumo
Este artigo tem como propósito alertar para a necessidade de os museus desenvolverem um modelo de gestão museológica fundamentada no campo da Conservação Preventiva como uma política de proteção patrimonial. Resultado da dissertação de Mestrado de uma das autoras, propõe considerar a Trilogia Museológica, aqui entendida no âmbito dos processos de musealização, a pesquisa museológica e a gestão de acervos, tendo como principal interface entre esses eixos a Conservação, como estratégia de preservação. Perpassa algumas características da Conservação Preventiva em acervos com materialidade plástica, a fim de repensar o âmbito da Conservação Preventiva em Museus. Como referencial teórico, trabalha com os institutos de conservação Getty (GCI) e Canadian (CCI), bem como com referências de pesquisas sobre conservação em objetos plásticos musealizados. A Conservação Preventiva dos bens musealizados implica na aplicação de ações sobre o entorno da materialidade,
visando assegurar suas características originais e assim, as possibilidades de pesquisa e
de reflexão sobre identidade
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.