Narrativas Visuais de Lunara: Fotografia, Arte e Relações Culturais no Início Século XX
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.124103Resumo
Este artigo aborda as aproximações da fotografia com a arte em Porto Alegre na transição para o século XX, tendo como foco a “fotografia artística” de Luiz do
Nascimento Ramos (1864 - 1937), Lunara, fotógrafo amador da Belle Époque. O ponto principal da análise proposta é o álbum intitulado Vistas de Porto Alegre -
Photographias Artísticas, produzido pelos Editores Krahe & Cia, provavelmente na década de 1900, com 20 imagens originais assinadas por Lunara. O álbum propõe narrativas visuais singulares sobre a cidade, ao refletir a trajetória poética de Lunara tanto na escritura, como na produção de suas imagens, nas quais somos conduzidos por um olhar sensível às transformações do seu tempo. Assim como aos lugares e às pessoas que ali viviam como se interessasse produzir uma metáfora da marginalidade social e cultural revelando o que geralmente ficava à sombra da memória visual da modernidade na paisagem urbana.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.