Antropologias, artes e política: engajamentos e encontros

Autores

  • Paulo Raposo Instituto Universitário de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.118980

Palavras-chave:

Antropologia Pública. Arte. Ativismo. Antropologia engajada.

Resumo

Este artigo explora as modalidades de engajamento que a disciplina antropológica tem vindo experimentar, e em particular, seguindo um percurso pessoal da minha atividade como antropólogo e cidadão, procura dar conta da produção de um certo tipo de antropologia pública. Tomo como ponto de partida a perceção de que todo o conhecimento é, para além de situado, político, uma vez que a produção ou o enquadramento do conhecimento tem sempre efeitos políticos.  Para ilustrar esse debate proponho partilhar as estratégias e os itinerários utilizados na realização de três encontros internacionais que buscaram cruzamentos entre arte, antropologia e ativismo e que visavam conjugar tanto artistas quanto pesquisadores, num pano de fundo ligado a uma cidadania engajada.    

Palavras-chave: Antropologia Pública. Arte. Ativismo. Antropologia engajada.

 

 

Anthropologies, arts and politics: engagements and encounters

 

Abstract: This article explores the modes of engagement of anthropology that anthropology has been experiencing, and in particular, following a personal journey of my activity as an anthropologist and citizen, seeks to account for the production of a certain type of public anthropology. I take as my starting point the perception that all knowledge is political, besides being situated, since the production or framing of knowledge always has political effects.  To illustrate this debate, I propose to share the strategies and itineraries used in the realization of three international meetings that sought intersections between art, anthropology and activism and that aimed to conjugate both artists and researchers, in a backdrop linked to an engaged citizenship.

Keywords: Public Anthropology. Art. Activism. Engaged Anthropology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEY, Hakim. Zona Autônoma Temporária (Tradução: Patrícia Decia e Renato Resende) Digitalização: Coletivo Sabotagem: Contra-Cultura, S.l., S.e., 2006. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/4a_aula/Hakim_Bey_TAZ.pdf (acesso em 17 Fevereiro 2021)

GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. “Em defesa del arte del performance”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, pp.199-226, 2005.

FELD, Steve. “Dialogic Editing: Interpreting How Kaluli Read ‘Sound and Sentiment,’” Cultural Anthropology, Vol. 2, n. 2, pp.190-210, 1987.

FOSTER, Hal. “The artist as ethnographer?” In MARCUS, George e MYERS, Frank (ed.) The traffic in culture. Refiguring art and anthropology, Berkeley, LA e Londres, University of California Press, pp.302–309, 1995.

GELL, Alfred. Arte e Agência: uma teoria antropológica. (Trad. Jamille. Pinheiro Dias), São Paulo: Ubu Editora, (1998)2018.

HAGE, Ghassan. “Hating Israel in the Field: On ethnography and political emotions”. In Anthropological Theory, Vol. 9, n .1, pp. 59–79, 2009.

HALE, Charles. “Activist Research v. Cultural Critique: Indigenous Land Rights and the Contradictions of Politically Engaged Anthropology”. In Cultural Anthropology, Vol. 21, n.1, pp. 96-120, 2006.

HARAWAY, Donna. “Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective”. In Feminist Studies, Vol. 14, n.3, pp. 575-599, 1988.

JORDAN, Cara M. Joseph Beuys and Social Sculpture in the United States, Tese (Doutoramento em História de Arte). CUNY Academic Works, 2017.

Disponível em: https://academicworks.cuny.edu/gc_etds/1731 (acesso em 16 Fevereiro 2021)

JURIS, Jeffrey ; FEIXA, Carlos e PEREIRA, Inês.“La Globalización Alternativa y los Novísimos Movimientos Sociales”. In Revista del Centro de Investigación, Universidad La Salle, Vol. 10, n.37, pp. 23-39, 2012.

LAGROU, Els. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre), Rio de Janeiro, TopBooks, 2007.

LIMA, Edilene Coffaci de; SMILJANIC, Maria Inês; FERNANDES, Ricardo Cid. “Uma Antropologia engajada: Entrevista com Terence Turner”. In Campos- Revista de Antropologia, (S.l.) Vol. 9, n.2, pp.139-159, 2008.

MARCUS, George. “Contemporary Fieldwork Aesthetics in Art and Anthropology: Experiments in Collaboration and Intervention”. In Visual Anthropology, Vol.23, pp.263-277, 2010.

MARTINEZ, Miguel. “The Squatters' Movement in Europe: A Durable Struggle for Social Autonomy in Urban Politics”. In Antipode, Vol. 45, n.4, pp. pp 1–22, 2013.

MOURY, Catherine; FREIRE, André. “Austerity Policies and Politics:

The Case of Portugal”. In Pôle Sud, n° 39, pp. 35-56, 2013.

OVERING, Joanna. “A estética da produção: o senso da comunidade entre os Cubeo e os Piaroa”. In Revista de Antropologia, Vol.34, pp. 7-34, 1991.

RAPOSO, Paulo; DAWSEY, John; CARDOSO, Vânia Z.; FRADIQUE, Teresa Terra do não lugar: diálogos entre antropologia e performance. Florianópolis, EDUFSC, 2013.

RAPOSO, Paulo; CASTELLANO, Carlos Garrido. Textos Para Uma Arte Socialmente Comprometida. Lisboa. Sistema Solar, 2019.

SANSI, Roger. Art, anthropology and the gift. London, Bloomsbury, 2015.

SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1985.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. London and New York: Routledge, 2002.

SCHNEIDER, Arnd, WRIGHT, Christopher. Contemporary Art and Anthropology. Oxford and New York, Berg, 2006.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

WRIGHT, Christopher. “Uncertain Realities: Art, Anthropology, and Activism” In Field (11) 2018. Publicação online: http://field-journal.com/issue-11/uncertain-realities-art-anthropology-and-activism (último acesso 16 Fevereiro 2021)

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

RAPOSO, P. Antropologias, artes e política: engajamentos e encontros. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 57, 2021. DOI: 10.22456/1984-1191.118980. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/118980. Acesso em: 28 abr. 2025.