“Acorda povo que o galo cantou”: Uma expressão cultural na periferia do Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.117939

Palavras-chave:

Acorda Povo, Festejos Juninos, Xangô, Periferia, Recife

Resumo

O Acorda Povo é uma forma de expressão viva nas festas juninas do Recife e Região Metropolitana, uma realidade orgânica, que tem cheiro de vida e uma dinâmica própria. Foi gestada por diferentes segmentos étnicos, que aqui chegaram e criaram maneiras de estar no mundo. É sobre esta manifestação cultural que apresentamos essa reflexão, problematizando questões étnico-raciais com o objetivo de democratizar o debate e dar visibilidade à diversidade dos significados presentes nas práticas cotidianas das periferias do Recife. O recorte para este trabalho consiste nas experiências apreendidas com Dona Nenzinha e seus familiares, consanguíneos e de santo, no período que antecedeu os preparativos até a realização do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras. O Acorda Povo de Dona Nenzinha é o grupo mais antigo em atuação na cidade e mantém um modelo de organização que o singulariza diante dos demais existentes.

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Biografia do Autor

Sandra Simone Moraes de Araújo, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Doutora em Antropologia, atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com os temas: imagem, imaginário, fotografia, cidade e cultura popular.

Mario Ribeiro dos Santos, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Doutor em História,  desenvolve pesquisa sobre os coletivos sociais negros em Pernambuco, com foco nos terreiros de candomblé, e suas interfaces com a produção de novos conhecimentos (séculos XX e XXI).

Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Doutor em História.  Atualmente se dedica a pesquisas sobre a História Cultural das Religiões, as histórias cruzadas entre intelectuais portugueses e brasileiros durantes o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX, as missões e diásporas religiosas em África, os espaços de sociabilidade e o Ensino de História.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

ARAÚJO, S. S. M. de; DOS SANTOS, M. R.; MOURA, C. A. S. de. “Acorda povo que o galo cantou”: Uma expressão cultural na periferia do Recife. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 58, 2021. DOI: 10.22456/1984-1191.117939. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/117939. Acesso em: 28 abr. 2025.