Urbano-Digital-Urbano: Poder simbólico e efeitos de lugar nas intervenções de urbanografia no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.117706Palavras-chave:
Poder Simbólico, Efeitos de Lugar, Arte Urbana, Urbanografia, InstagramResumo
As artes urbanas do grafite, denominada neste texto como urbanografia, envolvem processos de criação artístico diversos, alguns com insights criativos motivados pelas relações políticas e sociais constituídas no âmbito digital das redes sociais, ou, com finalidade de inserção nas mesmas, que consequentemente, são locais que alimentam e retroalimentam as suas intervenções nas paredes por meio das inspirações que ocorrem em seus processos de criações de arte. Ao analisar algumas hashtags que envolvem a urbanografia na rede social Instagram, buscamos compreender o poder simbólico que existe nesta arte, em uma perspectiva dos efeitos de lugar e como os mesmos são elementos importantes nas decisões sobre a escolha do espaço a ser realizado as intervenções, sob a ótica de Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant, e, a linha tênue entre o urbano e o digital, principalmente a participação citadina dos atores sociais que fotografam e publicam suas imagens no Instagram sob a ótica de Armando Silva, filósofo e semiótico colombiano.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, Simon. Street Art. Londres: Thames & Hudson, 2019
BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. – Porto Alegre: Artmed, 2009
BERGER, Peter L; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2007
BOURDIEU, P. Efeitos de Lugar. In Bourdieu, P. (coord.) A miséria do mundo. Vozes, 1997.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1989.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa da assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2018.
MORANDI, Thiago de Andrade. Urbanografia e tecnologia: das paredes para a rede e de volta às paredes. (p. 254-263). In Anais do V Seminário de Artes Digitais 2019: um Congresso sobre as relações entre Arte, Ciência e Tecnologia após o advento das tecnologias digitais / Coordenação Pablo Gobira. -- Belo Horizonte: EdUEMG, 2019.
SILVA, Armando. Atmosferas urbanas: grafite, arte pública, nichos estéticos. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. – São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014
WACQUANT, Loïc. A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 16, 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.