Coletivos de fotógrafas na América Latina: um estudo de caso do 7Fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.116376

Palavras-chave:

Coletivos de Mulheres, Coletivos Fotográficos, Fotógrafas Latino-Americanas, Mulheres Fotógrafas, 7Fotografia

Resumo

Este artigo propõe um estudo de caso da experiência do coletivo de fotógrafas 7Fotografia, a fim de analisar os atravessamentos promovidos pelas questões de gênero envolvidas no projeto e a sua importância na representação de um movimento latino-americano na defesa de territórios feministas e/ou conduzido por e para mulheres. Para isso, acessamos relatos de experiências pessoais das atuais integrantes do coletivo e de outras fontes indiretas, obtidas através de pesquisas acadêmicas, sobretudo a tese de doutorado de Valle (2017) e a dissertação de mestrado de Gamarra (2019). Conceitos como micropolítica (Rolnik, 2016), território (Deleuze e Guattari, 2012), dispositivo (Agamben, 2009) e os estudos sobre coletivos de Paim (2007 e 2012) fundamentam esta análise e reflexão, que nos leva a compreender a importância da dinâmica aberta e horizontal de colaboração dos coletivos como lugar de resistência, enfrentamento e produção de visibilidades para as mulheres latino-americanas, rompendo com a lógica neoliberal e patriarcal que vem há décadas fundamentando o campo político fotográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle, Universidade Federal da Paraíba

Isabella Valle é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É doutora em Comunicação, mestre em Comunicação e Semiótica e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo. Coordena o TATO - Laboratório de pesquisa em Imagens, Corpos e Afecções.

Maíra Costa Gamarra, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (ILAACH/UNILA).

Fotógrafa, pesquisadora e curadora independente, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG IELA/UNILA), do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (ILAACH/UNILA).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, Argos, 2009.

CHENE, Sandrine. Les femmes photographes d’art en France et aux États-Unis au

tournant du siècle. In: Qui a peur des femmes photographes? Paris, Musées d’Orsay et de l’Orangerie, 2015.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. São Paulo, Editora 34, 2012.

GAMARRA, Maíra Costa. Enlaces da Fotografia Latino-Americana: estratégias, aproximações e ações em rede. Dissertação de mestrado – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. Foz do Iguaçu, 2019.

PAIM, Claudia Teixeira. Práticas coletivas de artistas na América Latina contemporânea [online]. XXVII Annual ILASSA Student Conference on Latin America, 2006, Austin, USA, University of Texas at Austin Thompson Conference Center [cited 1-3 February 2007]. Available from: http://lanic.utexas.edu/project/etext/llilas/ilassa/2007/paim.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2019.

PAIM, Claudia. Táticas de artistas na América Latina: coletivos, iniciativas coletivas e

espaços autogestionados. Porto Alegre, Panorama Crítico Ed., 2012.

POHLMANN, Ulrich. Elle vient, la nouvelle femme photographe! Réflexions sur la fortune critique des femmes photographes dans l’historiographie des XIXe et XXe siècles. In: Qui a peur des femmes photographes? Paris, Musées d’Orsay et de l’Orangerie, 2015.

ROLNIK, Suely. A hora da micropolítica. Pandemia. São Paulo, N-1, 2016.

SOLOMON-GODEAU, Abigail. Sous le prisme de l’identité sexuelle: un regard sur les femmes photographes. In: Qui a peur des femmes photographes? Paris, Musées d’Orsay et de l’Orangerie, 2015.

VALLE, Isabella C. B. R. Mulheres fotógrafas: resistências, enfrentamentos e as redes de (in)visibilidade no contexto do Recife. Tese de doutorado, Programa de Pos-Graduação em Comunicação do Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre, Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

VALLE, I. C. B. R. do; GAMARRA, M. C. Coletivos de fotógrafas na América Latina: um estudo de caso do 7Fotografia. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 59, 2022. DOI: 10.22456/1984-1191.116376. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/116376. Acesso em: 4 fev. 2023.