LÉSBICA GORDA NÃO PERFORMA FEMINILIDADE: Um estudo a partir de Orange Is The New Black

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.116263

Palavras-chave:

Relações de Gênero. Lesbogordofobia. Orange Is The New Black

Resumo

O presente trabalho discute de que maneira o corpo da mulher lésbica e gorda é representado socialmente e como o seriado Orange Is The new Black, produzido e distribuído pela streaming Netflix, aborda essa representação. Adotamos como procedimento metodológico a revisão de literatura e o estudo de caso, da perspectiva de Jorge Duarte. Discutimos o conceito de gordofobia e sua relação com os media a partir das pesquisas de Agnes Arruda. Com o suporte de Naomi Wolf, Silvia Federici, Silvana Vilodre Goellner e Tania Navarro Swain, abordamos as relações de gênero e as construções dos padrões estabelecidos pela sociedade heterocisnormativa. Consideramos que, apesar da proposta do seriado analisado ser a de incluir narrativas que propõem demonstrar a diversidade das representações das mulheres, quando observamos a representação do corpo lésbico e gordo, os estereótipos construídos socialmente continuam sendo reproduzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes de Sousa Arruda, Universidade de Sorocaba

Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista.

Estágio pós-doutoral em andamento na Universidade de Sorocaba.

Vanessa Heidemann, Universidade de Sorocaba

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba

Referências

AMBULIM, Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://ambulim.org.br/. Acesso em 5 mar. 2021.

ANCHIETA, Isabelle. Imagens da mulher no Ocidente Moderno 3: Stars de Hollywood. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

ARRUDA, Agnes de Sousa. O peso e a mídia: as faces da gordofobia. Alameda: São Paulo, 2021.

ARRUDA, Agnes de Sousa.; MIKLOS, Jorge. O peso e a mídia: estereótipos da gordofobia. In Revista Líbero. Ano XXIII - N.° 46. Jul./Dez. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2TcPRFI. Acesso em 26 jun. 2021.

ASSUNTO de meninas. Direção de Léa Pool. Canadá: Lions Gate Films Inc., 2001. 1 DVD (103 min.).

ATYPICAL (seriado). Produção: Jennifer Jason Leigh. Estados Unidos: Netflix, 2017-2019.

AZUL é a cor mais quente. Direção de Abdellatif Kechiche. França: Cinéart, 2013. 1 DVD (179 min.).

BORGES, Helena. Brasil lidera o ranking de cirurgia plástica entre adolescentes. In Época. 9 mai. 2019. Disponível em: https://glo.bo/2NFttSY. Acesso em 28 fev. 2021.

CARA gente branca (seriado). Produção: Jamie Neese, Stephanie Allain, Julia Lebedev. Estados Unidos: Netflix, 2017-2019.

CARRIE Black. Disponível em: https://bit.ly/38e9xxt. Acesso em 7 mar. 2021.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIMENSTEIN, Gilerto. Damares Alves: feministas não gostam de homem porque são feias. In Catraca Livre. 16 jan. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3q4pSuu. Acesso em 28 fev. 2021.

DUARTE, Marcia Yukiko Matsuuchi., 2010. Estudo de caso. Em: DUARTE Jorge; BARROS, Antonio. (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas.

EASY (seriado). Produção: Joe Swanberg, Andy Weil, Kristen Zolner, Jane Wiseman. Estados Unidos: Netflix, 2016-2019.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

FINGER in the dyke (Temporada 3, ep. 4). Orange is the new black (seriado). Direção: Constantine Makris. Produção: Jenji Kohan, Sara Hess, Tara Hermann. Nova Iorque: Netflix, 6 mai. 2014.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane.; GOELLNER, Silvana Volodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

GYPSY (seriado). Produção: Lisa Rubin, Liza Chasin, Tim Bevan, Eric Fellner, Naomi Watts, Sam-Taylor Johnson, Sean Jablonski. Estados Unidos: Netflix, 2017.

HAPPIEST season. Direção de Clea Duvall. Estados Unidos: Hulu, 2020. 1 filme (102 min.).

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.

IBGE. Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos que homem. 7 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3sBn75A. Acesso em 28 fev. 2021.

KING-MILLER, Lindsey. Why the strap-on sex scene in “Orange is the new black” is so important to lesbians. In Cosmopolitan. 16 jun. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3rNk0I4. Acesso em 12 mar. 2021.

MONTORO, Tania Siqueira.; DALA SENTA, Clarissa Raquel Motter. Orange é o novo gênero: ressignificações e transsignificações do feminino/masculino em formato televisivo para plataforma web. In Culturas Midiáticas. Ano VIII, n. 15 - jul-dez/2015. Disponível em: https://bit.ly/3qmEupc. Acesso em 5 mar. 2021.

NHM, Natural History Museum. Venus of Willendorf. Disponível em: https://bit.ly/38DV8ea. Acesso em 9 mar. 2021.

ORANGE is the new black (seriado). Produção: Jenji Kohan, Sara Hess, Tara Hermann. Nova Iorque: Netflix, 2013-2019.

RETRATO de uma jovem em chamas. Direção de Céline Sciamma. França: Camera Film, 2019. 1 DVD (121 min.).

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

RUBINO, Francesco; PUHL, Rebecca M.; DIXON, John. et al. Joint international consensus statement for ending stigma of obesity. Nat Med 26, 485–497 (2020). Disponível em: https://bit.ly/3iCTI6f. Acesso em 14 ago. 2020.

SANCHES, Rodrigo Daniel. Corpus Alienum: efeitos do discurso das novas dietas, corpo-projeto e mídia. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.

SENSE8 (seriado). Produção: Marcus Loges, L. Dean Jones Jr., Alex Boden. Estados Unidos: Netflix, 2015-2018.

SEX education (seriado). Produção: Jon Jennings. Reino Unido: Netflix, 2019-2020.

SWAIN, Tania Navarro. Feminismo e lesbianismo: a identidade em questão. Cadernos Pagu, v. 12, p. 121-139, 1999. Disponível em: https://bit.ly/3rZLQ3X. Acesso em: 01 mar. 2021.

SWAIN, Tania Navarro. O normal e o “abjeto”: a heterossexualidade compulsória e o destino biológico das mulheres. Labrys, estudos feministas, nº 6, agosto/dezembro, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3cuMoYW. Acesso em: 01 mar. 2021.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

STUMPF, Ida Regina C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, p. 51-61, 2015.

THE UMBRELLA academy (seriado). Produção: Kevin Lafferty, Sneha Koorse, Jamie Neese, Jason Neese, Ted Miller. Estados Unidos: Netflix, 2019-2020.

VIS a vis (seriado). Produção: Álex Pina. Espanha: Globomedia, 2015-2019.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como imagens de beleza são usadas contra as mulheres. 10. Ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

WHARTON, Sean. et al. Obesity in adults: a clinical pratical guideline. CMAJ. Vol. 192, Issue 31, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2T04E2T. Acesso em 7 mar. 2021.

WHITNEY, Oliver E. Cleary Wolters, The Real Alex Vause, Shares Her Story For The First Time. In Huffpost TV. 5 jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2OqMLeF Acesso em 7 mar. 2021.

WHO, World Helth Organization. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. (1995 : Geneva, Switzerland). Disponível em: https://bit.ly/2FahUyf. Acesso em 12 ag. 2020.

WHO, World Helth Organization. ICD-11 is here!. Disponível em: https://bit.ly/2PIU4fe. Acesso em 10 ago. 2020.

WOODMAN, Marion. A coruja era filha do padeiro: obesidade, anorexia nervosa e o feminino reprimido. São Paulo: Cultrix, 1980.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

ARRUDA, A. de S.; HEIDEMANN, V. LÉSBICA GORDA NÃO PERFORMA FEMINILIDADE: Um estudo a partir de Orange Is The New Black. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 23, n. 62, 2022. DOI: 10.22456/1984-1191.116263. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/116263. Acesso em: 31 mar. 2023.